Projeto proíbe produção de mudas e plantio de árvore conhecida como bisnagueira, em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Mayr discursando na tribuna da Câmara durante a sessão ordinária.

 

O vereador Mayr (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto de lei para proibir em Valinhos a produção de mudas e o plantio da árvore conhecida como “bisnagueira”. Segundo estudos citados pelo vereador no projeto, as flores dessa planta possuem substâncias tóxicas que são prejudiciais para as abelhas e outros insetos, provocando um desequilíbrio no ecossistema.

 

A árvore da espécie Spathodea campanulata é de grande porte e originária das florestas tropicais das regiões central e ocidental africanas. No Brasil, ela é muito utilizada para fins ornamentais, devido à presença de flores numerosas, grandes e coloridas. Apesar de também possuir propriedades medicinais e ser usada para controle de pragas, a planta já foi listada como uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, conforme explica o vereador.

 

O projeto diz que além de ser proibida a produção de mudas e o plantio dessa árvore, as espécies existentes no município deverão ser cortadas e substituídas por outra espécie nativa.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.