Informe da Câmara de Valinhos contra o Fake News

#PraCegoVer: Ilustração com fundo preto e brasão do município tem os seguintes dizeres, escritos em branco: "Informe da Câmara de Valinhos contra o Fake News".

Tem circulado nas redes sociais e grupos de whatsapp uma falsa informação de que a Câmara de Valinhos teria votado aumento no salário do Prefeito e dos Vereadores, colocando fotos de 13 vereadores com o nítido propósito de relacionar a imagem destes com a informação falsa que circula no post. Inclusive, foi produzida uma montagem falsa de um outdoor que teria sido veiculado na cidade, com informações inverídicas.

 

É importante destacar que a atual Legislatura, que tomou posse em Janeiro de 2017, não aprovou aumento de salário para o Prefeito nem para os vereadores. O atual salário (chamado de subsídio) dos vereadores, hoje, é 3 vezes menor do que a falsa informação que circula. O atual valor é de R$ 6.900,00. E o salário do Prefeito é o mesmo há anos, não sofrendo qualquer aumento nesta Legislatura.

 

A Câmara de Valinhos, como órgão público de representação dos 129 mil cidadãos valinhenses, a partir do trabalho de cada um dos 17 vereadores, tem o compromisso de defender o direito constitucional de liberdade de expressão ao mesmo tempo em que combate, de forma veemente, falsas informações, conhecidas como Fake News, que não contribuem para o debate democrático mas, sim, causam transtornos ao acesso correto das informações por parte da população.

 

As críticas ou elogios às atuações de cada um dos 17 vereadores, dentro do debate democrático e sem ataques pessoais, é salutar e contribui para o processo de desenvolvimento da cidade. Contudo, as falsas informações, os chamados Fake News, são instrumentos que, de um lado, causam transtornos irreparáveis à democracia e, ainda, infelizmente, servem como instrumentos político-partidários de interesses pessoais, que nada colaboram para o pensamento coletivo e a busca de soluções para as demandas existentes na cidade.