Moção proposta pelos vereadores Mayr e Scupenaro pede combate a fake News

#PraCegoVer: Foto montagem mostra o vereador Mayr ao lado esquerdo e o vereador Scupenaro à direita. Ambos estão discursando na tribuna.

Os vereadores Mayr (PV) e Israel Scupenaro (MDB) apresentaram moção de apoio ao Congresso Nacional, solicitando aos deputados e senadores que editem norma para tipificar as fake news como crime. O documento deve ser discutido e votado nas próximas sessões.

 

Fake news são notícias falsas publicadas como sendo verdade, principalmente nas redes sociais, e que atingem um grande número de pessoas.

 

Na mensagem que acompanha a moção, os vereadores citam alguns exemplos de notícias falsas veiculadas recentemente, como a que tenta convencer a população de que a vacinação faz mal para a saúde. “Divulgar fake news é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos, vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes”, afirmam os vereadores.

 

Para os parlamentares, é importante que a população cheque a informação antes de compartilhá-la em redes sociais. “O importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Agências de jornalismo especializado são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é fake news ou não”, concluem.