Vereadores derrubam veto a projeto que prevê telhado verde e jardim vertical em imóveis

#PraCegoVer: Foto mostra detalhe da mão de um parlamentar segurando celular e documentos. Ao lado dele, outra pessoa segura um documento.

Os vereadores derrubaram o veto total do prefeito Orestes Previtale (PSB) ao projeto de lei dos vereadores Veiga (DEM) e Mayr (PV), que prevê a instalação de “telhado verde” e “jardim vertical” em novas construções residenciais, comerciais, industriais e públicas de Valinhos. Com a decisão, o projeto deverá ser promulgado pela presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB).

 

O Executivo havia alegado que o projeto era inconstitucional por promover mudanças no zoneamento urbano, além de modificar atribuições de secretarias municipais e gerar custos. Mas, segundo o vereador Henrique Conti (PV), o “telhado verde” e o “jardim vertical” são tendências no mundo. “O telhado verde vem para amenizar o clima, diminuir até mesmo a temperatura do edifício. Existem inúmeras vantagens”, afirmou.

 

O vereador Mayr (PV) também discursou, dizendo que o projeto beneficia o meio ambiente. "Será uma evolução para a cidade ter uma legislação específica e dar exemplo para toda a região”, disse.

 

 

PPP

 

O projeto de lei do Poder Executivo que organiza os serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, autorizando a Prefeitura a fazer uma PPP (Parceria Público-Privada), na modalidade de concessão administrativa, para a realização desses serviços, foi retirado da pauta da sessão. A matéria ainda depende de pareceres das comissões internas da Câmara.

 

 

Carimbos

Os vereadores também aprovaram por unanimidade na sessão o projeto de lei que pretende coibir a venda de carimbos falsificados em Valinhos. A proposta, de autoria do vereador Kiko Beloni (PSB), exige a apresentação de documento que comprove a identidade profissional do comprador.