Conti propõe mapear espécies plantadas em projetos de arborização urbana

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto de lei que propõe a criação de um cadastro com informações sobre as espécies plantadas nos novos projetos de arborização urbana. A ideia, segundo ele, é mapear as árvores de forma qualitativa e quantitativa para monitorá-las e preservá-las.

 

A proposta em tramitação na Câmara acrescenta artigos à lei de autoria do próprio vereador Henrique Conti, que trata da arborização urbana. A legislação atualmente em vigor obriga os novos empreendimentos aprovados na cidade a contratarem um projeto de arborização nos novos parcelamentos de solo. Com o projeto apresentado nesta terça-feira, após o plantio das árvores, deverá ser apresentado ao departamento competente um inventário com mapa de localização e informações sobre as espécies.

 

O projeto de lei também prevê que o espaço arborizado seja permanentemente preservado para o desenvolvimento das árvores. Caso alguma planta seja suprimida do local, deverá haver substituição.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.