Câmara concede título a três novos cidadãos honorários

A Câmara realiza sessão solene na quarta-feira (17), às 19h, para entrega de títulos de Cidadão Honorário a três homenageados: Fernando da Silva Borges, Maurício Nasser Maschietto e Zélia Aparecida Perez Crisanti. O título é a honraria máxima concedida pelo Poder Legislativo às pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que contribuíram para o desenvolvimento do município em diferentes áreas. A cerimônia é aberta ao público e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara.

 

Fernando da Silva Borges, indicado pelo vereador Veiga (DEM) é desembargador federal e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região. Ele nasceu em Paulo de Faria, em 1956, e é casado com Daisy Cristina Borges. O casal tem três filhos: Marcus Vinicius, Maria Fernanda e Pedro Henrique. A família se mudou para Valinhos em 2003, após Fernando ser promovido para o Tribunal Regional e ter visitado diversas cidades e distritos da Região Metropolitana de Campinas em busca de um bom local para morar. Junto a outras autoridades do poder judiciário trabalhista e do município, Fernando se empenhou para a instalação do Posto Avançado de Valinhos da Justiça Federal Especializada do Trabalho. Uma antiga reivindicação da 139ª Subseção de Valinhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o posto começou suas atividades em dezembro de 2014. Como presidente do Tribunal da 15ª Região, entre outras ações, Fernando tem se dedicado com empenho para que o posto avançado seja cada vez mais efetivo.

 

Maurício Nasser Maschietto, indicado pela vereadora Dalva Berto (MDB), nasceu em São Paulo em 1984 e veio para Valinhos em 1997 junto com os pais. Na cidade, descobriu o que hoje é sua maior paixão: o voluntariado. Desde criança, Maurício tem se envolvido em diversos trabalhos voluntários, nas mais variadas causas. Já trabalhou na APAE, Grupo Rosa e Amor, Recanto dos Velhinhos, Aconchego dos Avós, Acesa Capuava, Rotary Clube, Clube de Mães e Fundo Social, além da Defesa Civil. Em 2010, começou a trabalhar para a Santa Casa de Misericórdia, recolhendo e digitando notas fiscais. Depois de seis meses, deixou a carreira de guia de turismo e foi contratado pelo hospital como auxiliar administrativo. Na instituição, apoiou o trabalho com voluntários desenvolvido por Coca Viscardi. Atualmente, além do horário de trabalho, dedica parte do seu tempo livre a recolher mais notas fiscais.

 

Zélia Crisanti nasceu em 1947 em Campinas e veio para Valinhos quando casou, em 1983. Ela recebeu a indicação do vereador Franklin (PSDB) e é formada em letras, trabalhou em empresas brasileiras e multinacionais, além de ajudar a fundar uma escola particular na cidade, atuar no Conselho Municipal do Idoso e ter sido Chefe de Gabinete da Prefeitura. Também foi uma das fundadoras da Associação Ítalo-Brasileira de Valinhos, que começou em 1991. Entre 1997 e 2007, Zélia viveu na região italiana da Umbria com o marido. Quando decidiu voltar ao Brasil, não precisou pensar muito: resolveu voltar para Valinhos. Na cidade, Zélia atua como a responsável na Região Metropolitana de Campinas pelo patronato INAS (Istituto Nazionale Assistenza Sociale, Instituto Nacional de Assistência Social), uma organização que presta apoio a italianos e descendentes. Também é a atual presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Valinhos. Por sua atuação em favor da comunidade italiana , Zélia recebeu o prêmio Loba Romana da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.