Prefeitura anuncia nova área para instalação de ecoponto após reivindicação de vereadores

Depois de ampla discussão na Câmara sobre a instalação de um ecoponto no Jardim São Marcos, o diretor do Departamento de Praças e Jardins da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, João Damiano, anunciou na sessão desta terça-feira (9) que a Prefeitura escolheu uma nova área para receber entulhos e outros materiais, como restos de construção, recicláveis, galhos, resíduos de poda, móveis e eletrodomésticos sem uso. O primeiro ecoponto de Valinhos será na antiga Usina de Asfalto, no bairro Ortizes.

 

Desde que a Prefeitura anunciou o ecoponto no Jardim São Marcos, vereadores receberam representantes do bairro insatisfeitos com o local escolhido. Indicações e requerimentos também foram apresentados pelos parlamentares.

 

A sugestão para que o ecoponto não fosse instalado no São Marcos, mas sim na antiga Usina de Asfalto, no bairro Ortizes, foi feita em moção aprovada no dia 18 de setembro, de autoria do vereador Rodrigo Toloi (DEM). Segundo ele, o novo local não incomodará a vizinhança por estar mais afastado de áreas urbanas. O pedido foi aceito pelo Poder Executivo.

 

O diretor do Departamento de Praças e Jardins, João Damiano, que esteve na Câmara atendendo a requerimento da vereadora Dalva Berto (MDB), explicou que o ecoponto é um projeto piloto que, se for bem aceito pela população, será estendido para outros locais. “Atualmente, em Valinhos, ocorre o descarte irregular de resíduos em ao menos 14 pontos da cidade. A Prefeitura recolhe, em média, 300 toneladas por mês de volumosos e resíduos da construção civil descartados irregularmente, causando problemas de ordem ambiental e de saúde (...) Este será o primeiro ecoponto de pelo menos cinco que devem ser implantados como meta até 2023, conforme prevê o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, afirmou.

 

Damiano informou ainda que o ecoponto funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h, e contará com um funcionário para promover o cadastramento dos usuários, classificar visualmente o material que será descartado e orientar e indicar a caçamba para o descarte correto. O ecoponto, segundo ele, será administrado pelo Consórcio Valinhos Ambiental, que atualmente cuida da coleta e destinação de lixo da cidade.