Simpósio na Câmara discutirá direito desportivo

 

 

A OAB Valinhos, em parceria com a Câmara, vai promover na sexta-feira (31), das 8h30 às 17h, o 5º Simpósio de Direito Desportivo com o tema “Direito Desportivo, Clubes e Inter-relações”. O evento contará com a participação de palestrantes especializados em diferentes áreas, que abordarão questões como marketing, ética e cidadania no esporte, formação esportiva da criança e do adolescente e fontes de renda dos clubes. 

 

Confira abaixo a programação do simpósio:

 

8h30 – CREDENCIAMENTO

 

8h45 - Abertura – Mesa Oficial do Simpósio

 

9h - FAIR PLAY FINANCEIRO  NO  ESPORTE com André Heller – ex-campeão mundial e olímpico de Vôlei pela Seleção Brasileira. O mediador será Rodrigo Fagnani Popó, advogado, secretário municipal e membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB-Valinhos.            

                                       

9h30 - OS CLUBES E A LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE com Clorinda Letícia Amorim -  advogada, pós-graduada e mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lleida, na Espanha, especializada em Direito do Terceiro Setor e Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB-SP.

 

10h - MARCAS E PATENTES E A GESTÂO DE ATIVOS COMO FONTE DE RENDA DO CLUBE com Ricardo Piragini, advogado, mestre em Direito Desportivo pela PUC-SP, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB-Pinheiros/SP, membro da Associação Portuguesa de Propriedade Intelectual, auditor da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Paulista de Futsal.

 

10h40 - DESENVOLVENDO DEPARTAMENTO DE MARKETING DO CLUBE com Fernando Cássio Fernandes – Economista; pós-graduado em Football Industries pela Universidade de Liverpool–Inglaterra; especialista em estratégias de marketing e Operacionais; ex-diretor de Relações Internacionais da Confederação Brasileira de Futsal; ex-consultor esportivo da Deloitte Sports e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).    

  

11h20 -  ÉTICA E CIDADANIA NO ESPORTE, NO DIREITO E NA SOCIEDADE com Luiz Flávio Gomes, jurista, presidente do Instituto de Mediação LFG, doutor em Direito Penal (Universidad Complutense de Madrid-Espanha),  ex-delegado de Polícia,  ex-promotor de Justiça,  ex-Juiz de Direito, escritor e palestrante internacional.

 

14h - GESTÃO ESPORTIVA NA INDÚSTRIA DO FUTEBOL NO BRASIL X PORTUGAL com Rodolfo Kussarev, publicitário, administrador de empresas, pós-graduado em Marketing e Comunicação; ex-presidente do Red Bull Brasil, consultor em Gestão Esportiva no Brasil e em Portugal.

 

14h45 - A FORMAÇÃO ESPORTIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE com Rodrigo Pignataro, mestre e doutor em Biodinâmica do Movimento pela UNICAMP; pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo (UGF), em Treinamento Desportivo (FMU) e Fisiologia do Exercício (USP);  ex- coordenador técnico do Desportivo Brasil e da Base do SPFC.

 

15h25 - METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DA BASE À TRANSIÇÃO DO PROFISSIONAL com Kleiton Lima, bacharel em Direito e Educação Física, ex-atleta profissional, ex-treinador da CBF da Seleção Brasileira Profissional de Futebol Feminino, do Santos FC, do San Francisco United Soccer Club / USA, do Profissional Masculino do Red Bull Brasil, do São Caetano FC, do XV de Piracicaba, do Sport Club Recife e do Grêmio Barueri.

 

16h10 - A IMPORTÂNCIA DO CLUBE SOCIAL NO FUTEBOL com Ricardo Maritan, advogado, pós-graduado em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus, auditor da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça  Desportiva da LPF; ex-conselheiro e ex-Diretor de Futebol Society e de Beach Soccer do S.C. Corinthians Paulista.        

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.