Projeto prevê “telhado verde” em construções de Valinhos

O vereador Veiga (DEM) apresentou, na sessão desta terça-feira (7), projeto de lei que prevê a instalação de “telhado verde” em novas construções residenciais, comerciais, industriais e públicas de Valinhos. De acordo com a proposta, os proprietários que quiserem manter cobertura vegetal no teto das edificações poderão contar com benefícios como prioridade na liberação da Licença de Obra e do Habite-se.

 

Segundo o vereador, o “telhado verde” é uma alternativa natural e de preço próximo ao das coberturas convencionais, bastante utilizado em cidades americanas, europeias e que começa a ser usado também no Brasil. Veiga explica que para implantar o telhado é necessária uma preparação adequada da superfície com impermeabilização, sistema de drenagem, pedras, areia, terra e vegetação próprias. “Isso requer uma estrutura edificada capaz de suportar pesos superiores aos verificados em outras situações”, esclarece.

 

Entre os benefícios do “telhado verde” destacam-se a manutenção da umidade relativa do ar em torno da edificação, a formação de microclima, a purificação da atmosfera do entorno e aumento da quantidade de verde nos centros urbanos.

 

Caso o projeto seja aprovado e vire lei, o Poder Executivo deverá regulamentar o detalhamento técnico necessário para obtenção da licença, no prazo máximo de 90 dias.

 

O texto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.