Lei garante a diabéticos atendimento prioritário em exames que exigem jejum

Entrou em vigor em Valinhos a lei que dá prioridade a pessoas com diabetes durante na realização de exames que exigem jejum. De autoria da vereadora Mônica Morandi (PDT), a lei foi sancionada e publicada no dia 21 de junho pelo prefeito Orestes Previtale (PSB) e rege o atendimento em estabelecimentos de saúde públicos e privados.

De acordo com a nova regulação, os pacientes devem informar e comprovar sua condição de diabético durante a solicitação do exame. Fica a cargo do responsável pelo procedimento tomar as medidas para garantir a prioridade.

Preferência no estacionamento

O prefeito Oretes Previtale (MDB) também sancionou a lei garantindo o direito de usar vagas de estacionamento para pessoas com deficiência a motoristas que transportem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto de lei teve iniciativa da vereadora Mônica Morandi (PDT).

A vereadora explica que o objetivo da lei é minimizar constrangimentos que possam surgir devido ao comportamento da pessoa com autismo, que muitas vezes não entende as regras sociais impostas a todos.

Para estacionarem nas vagas reservadas, os motoristas precisarão adquirir o cartão de estacionamento e o adesivo no carro, como já acontece com pessoas com mobilidade reduzida e deficiências. A lei entrou em vigor no dia 20 de junho, quando foi publicada na imprensa oficial.