Vereadores abrem CPI para averiguar desocupação da Recoopera

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (19) um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para “apuração dos fatos que envolveram a Cooperativa Recoopera e a Prefeitura Municipal de Valinhos no que diz respeito à desocupação do imóvel onde funcionava a referida cooperativa”. O requerimento é de autoria dos vereadores Cesar Rocha (Rede), Dalva Berto, Giba, Israel Scupenaro, Roberson Costalonga “Salame” (os quatro MDB), Mayr (PV), Aguiar e André Amaral (ambos PSDB), e o prazo dos trabalhos será de 90 dias, conforme o Regimento interno.

 

Os partidos têm até sexta-feira (22) para indicar os membros da CPI, que deve ser composta por dois membros do MDB e do PSDB, devido ao número de vereadores da Casa, e um membro dos demais partidos. O MDB já entregou na própria terça-feira os indicados para a CPI: vereador Giba e vereadora Dalva Berto.

 

Segundo dados divulgados pela Prefeitura em comunicado oficial lido pelo presidente em sessão há algumas semanas, a administração municipal aluga desde setembro de 2013 um imóvel particular ao custo mensal de R$ 12 mil que era usado pela cooperativa como barracão de separação e destinação do lixo reciclável. Diante do término do contrato de cessão de uso do imóvel alugado, em fevereiro de 2016, e de sua não renovação, a Prefeitura e a Recoopera teriam entrado em uma série de tentativas de acordo para manutenção do trabalho, o que não foi possível por diferentes fatores alegados por ambas as partes. O local foi desocupado, o que gerou desentendimentos entre a administração pública e a cooperativa. E é exatamente essa situação que os vereadores querem averiguar, ouvindo tanto a cooperativa quanto o Poder Público.