Vereadores aprovam projeto que abre possibilidade do uso de contêineres para residência e comércio

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5), projeto de lei dos vereadores Mayr (PV), Franklin (PSDB) e Israel Scupenaro (MDB), que faz mudança no Código de Obras do Município, abrindo a possibilidade do uso de contêineres para residências e comércios em Valinhos. O texto condiciona a utilização desses objetos ao cumprimento do Plano Diretor, da Lei de Uso e Ocupação do Solo e demais legislações pertinentes. Se for sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PSB), a lei ainda estaria sujeita à regulamentação por parte do Poder Executivo.

 

Os autores do projeto alegam que os contêineres são uma alternativa construtiva benéfica ao homem e à natureza, já que são construções sustentáveis, feitas com materiais que não geram poluição. Eles destacam experiências bem sucedidas em cidades como Balneário Comboriú (SC) e Foz do Iguaçu (PR). Na cidade catarinense, segundo os vereadores, a lei exige que os proprietários de contêineres sigam algumas normas, como a obrigatoriedade de captação de água da chuva, padrão mínimo de tamanho da construção e a inclusão de pelo menos duas vagas de garagem.

 

No projeto aprovado na Câmara também há condições para o uso dos contêineres, como altura mínima de 2,40 metros do pé direito e especificações gerais para revestimento interno e instalações elétricas, por exemplo.

 

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PSB).