Projeto que prevê vacinação domiciliar de idosos e pessoas com deficiência é aprovado

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (5) o projeto de lei dos vereadores Giba (MDB), Franklin (PSDB) e Kiko Beloni (PSB), que sugere a criação de um programa para vacinação domiciliar de idosos e de pessoas com deficiência. A proposta é atualizar a carteira de vacinação dessas pessoas, prevenindo, assim, doenças como a Gripe, Pneumonia, Difteria, Tétano e Febre Amarela. De acordo com o texto, o benefício seria apenas para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

 

Durante a sessão, o vereador Giba elogiou o programa “Melhor em Casa”, que presta atendimento domiciliar para pessoas acamadas em Valinhos, mas destacou que a vacinação não é contemplada pelo programa. “O projeto vem contemplar as pessoas que têm dificuldades. A vacina vai até o domicílio e isso vai facilitar para o paciente e toda sua família”, disse.

 

O vereador Kiko Beloni lembrou que projeto semelhante já tinha sido apresentado em outras ocasiões, mas que o texto teve, na época, parecer contrário das comissões internas da Câmara. “A saúde é um dever do Estado. Precisamos criar mecanismos para favorecer o acesso à saúde para toda a população”, afirmou.

 

Em discurso, o vereador Franklin destacou a necessidade de uma política de vacinação, citando como exemplo os recentes casos de Febre Amarela na região. “Esse projeto é uma ferramenta para a gente avançar na política pública para o idoso e principalmente para quem tem problema de locomoção”, disse.

 

O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (MDB), ressaltou que a lei ajudará muitas famílias. “O atendimento em casa vai facilitar muito a vida das pessoas. Só sabe isso aquele que vive isso na família”, concluiu.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previatale (PSB).

 

 

Conselhos Municipais

 

O projeto do vereador Edson Secafim (Progressistas) que determina a publicação no site da Prefeitura de informações sobre os conselhos municipais da cidade foi aprovado por unanimidade. A proposta prevê a publicação de dados como nome dos membros, meios de contato, data e local das reuniões e arquivos com atas e resoluções aprovadas.