Projeto na pauta da sessão determina prioridade para diabéticos nos exames que necessitam de jejum

Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (29) projeto de lei da vereadora Mônica Morandi (PDT), que prevê prioridade no atendimento de pessoas com Diabetes na coleta de material para exames nas unidades de saúde públicas e particulares de Valinhos. Segundo ela, o tempo de espera prejudica o paciente, que pode apresentar quadro de hipoglicemia devido ao longo período sem se alimentar.

 

Caso o projeto seja aprovado e vire lei, a pessoa com Diabetes poderá informar ao responsável pela coleta de material sua condição de diabético, apresentando atestado médico.

 

Também está na pauta o projeto do vereador Giba (MDB), que sugere a criação de um programa para vacinação domiciliar de idosos e de pessoas com deficiência. A proposta é atualizar a carteira de vacinação dessas pessoas, prevenindo, assim, doenças como a Gripe, Pneumonia, Difteria, Tétano e Febre Amarela. De acordo com o texto, o benefício seria apenas para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

 

Outro item da pauta é o projeto do vereador Kiko Beloni (PSB), que prevê a publicação dos nomes de todos os médicos que atendem em cada uma das Unidades Básicas de Saúde de Valinhos. A proposta, segundo o vereador, é que a informação seja colocada em cartazes colados em frente às unidades, em local visível ao público, contendo os nomes dos médicos com os respectivos números de inscrição no Conselho Regional de Medicina, especialidade, dias de atendimento e horário inicial e final do expediente de cada profissional.

 

Deve ser discutido e votado, ainda, o projeto do vereador Edson Secafim (Progressistas), que determina a publicação no site da Prefeitura de informações sobre os conselhos municipais da cidade, como nome dos membros, meios de contato, data e local das reuniões e arquivos com atas e resoluções aprovadas.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no link Ordem do Dia.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 9 da Vivo) e pelo site, no link TV Câmara.