Semana da Família Acolhedora Valinhense terá palestras na Câmara

Nas próximas segunda e quarta-feira (14 e 16), haverá palestras na Câmara em comemoração à 2ª Semana da Família Acolhedora Valinhense, que é uma lei de autoria dos vereadores Franklin (PSDB) e Roberson Costalonga “Salame” (MDB). As palestras têm entrada aberta ao público.

 

No dia 14, às 20h, o público poderá se informar sobre o projeto realizado na cidade pela Casa da Criança, que consiste em capacitar famílias para receberem, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos, que, por terem tido seus direitos violados, foram retirados da família de origem por determinação judicial. Já no dia 16, a equipe do Serviço de Acolhimento familiar da cidade de Campinas vai ministrar palestra com o tema “O Acolhimento Familiar sob a perspectiva da criança e do adolescente – Benefícios e ganhos psicossociais”.

 

Neste ano, as ações também vão se expandir para outros lugares. No sábado (19), às 19h, tem a 2ª Caminhada da Família Acolhedora Valinhense e o 1º Bate-bola dos amigos da Família Acolhedora Valinhense, ambos no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador).

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.

 

 

Família Acolhedora

 

A “Família Acolhedora” cuida da criança ou do adolescente e assume sua guarda provisória, enquanto a equipe do serviço apoia e auxilia no fortalecimento da família de origem, que está temporariamente sem condições de proteger e cuidar dos próprios filhos. Uma vez solucionados os problemas causadores da medida protetiva, a criança ou adolescente volta a viver, sempre que possível, com a família de origem.

 

Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso residir em Valinhos, ter maioridade legal, não ter interesse de adoção, não possuir antecedentes criminais, não ter nenhum membro da família envolvido com dependência química e ter aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento.

 

Mais informações podem ser obtidas no telefone 3871-0546.