Mauro Penido quer substituir portas giratórias dos bancos por aparelho de escaneamento corporal

 

O vereador Mauro Penido (PPS) apresentou, na sessão desta terça-feira (5), projeto de lei que obriga as agências bancárias de Valinhos a instalar aparelhos de escaneamento corporal na entrada dos bancos, em substituição às atuais portas giratórias. O objetivo, segundo ele, é evitar constrangimentos aos usuários e aumentar a segurança de todos. Projeto semelhante já foi aprovado em Campinas e aguarda a sanção do prefeito da cidade.

 

O texto em tramitação na Câmara dá prazo de 180 dias para que as agências da cidade se adaptem à nova lei, caso ela seja aprovada e sancionada. O descumprimento da legislação será punido com advertência e multa.

 

O vereador Mauro Penido explicou que o escaneamento corporal é eficaz para garantir a segurança tanto das agências quanto dos usuários dos serviços bancários. “O aparelho tem capacidade de examinar todos os detalhes de quem entra nas agências bancárias, detectando qualquer tipo de metal, armas, aparelhos celulares, próteses ou outros objetos metálicos presentes nas roupas e bolsas”, afirmou.

 

Ele explicou, ainda, que não há qualquer risco à saúde. “O escaneamento corporal funciona com a captação de radiação não ionizante, não apresentando nenhum risco à saúde dos usuários e operadores dos equipamentos”, explicou.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.