Projeto que permite construções de madeira para abrigar comércio é aprovado

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (19) o projeto de lei do vereador Kiko Beloni (PSB), que libera atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços em construções feitas com madeira pré-fabricada. Hoje, o uso da madeira para abrigar espaços dessa natureza não é permitido pelo Código de Obras do Município. Com a lei, o vereador espera incentivar o empreendedorismo em Valinhos.

 

Em discurso na tribuna, Kiko Beloni afirmou que a intenção é gerar emprego e receita para o município. “Pretendo dar aos empreendedores a possibilidade de desempenharem suas atividades em construções de madeira pré-fabricada. Uma construção de madeira, além de ficar pronta com maior rapidez, fica até 60% mais barata, se comparada com as de alvenaria”, explicou.

 

O vereador também ressaltou que as madeiras utilizadas nessas construções são certificadas. “As madeiras são de reflorestamento e têm sua origem certificada pelos órgãos competentes”, destacou.

 

De acordo com o projeto, as edificações que possuírem estrutura e vedação em madeira deverão garantir os isolamentos térmico e acústico e a estabilidade e impermeabilidade da construção. A obra também deverá ter tratamento adequado para proteção contra incêndios. As construções poderão ser de até dois andares e oito metros de altura.

 

O projeto ainda depende da sanção do prefeito Orestes Previtale (PMDB) para virar lei.