Primeiro filme rodado em Valinhos terá exibição especial na Câmara

Média- metragem “Lição Merecida” foi produzido por Monsenhor Bruno Nardini, em 1952

 

A Câmara realiza no próximo dia 4, às 19h, uma exibição do filme “Lição Merecida”, rodado em Valinhos, em 1952, que contou com a produção do Monsenhor Bruno Nardini e a participação de coroinhas valinhenses da época.

 

Os atores vivos e in memoriam receberão homenagens no plenário.

 

A direção, fotografia e montagem são assinadas pelo valinhense Henrique de Oliveira Junior e roteiro do cônego Francisco Machado.

 

De acordo com o diretor, o filme é um bang-bang, tipo de filme preferido pelo público jovem daquela época. “As filmagens foram feitas em seis sábados à tarde e todos foram transportados de caminhão, graças à gentileza do Sr. Antonio Spanholeto, que tinha um armazém na esquina da rua Antonio Carlos com a rua Heitor Penteado", explicou.

 

O equipamento de filmagem foi cedido pelo ex-prefeito de Campinas, dr. Antonio Mendonça de Barros. O filme é mudo e não foi sonorizado por problemas técnicos da época, porém recebeu, mais tarde, trilha especial.

 

Filmado em 16mm, o “Lição Merecida” conta a história de funcionários de uma fazenda que traem a confiança do patrão e tentam roubar o ouro que estava sendo transportado por colegas ao banco da cidade. Porém, um dos traidores se arrepende e ajuda a capturar os bandidos.

 

Entre as locações da película estão a Fazenda Santa Tereza, prédio do antigo Cartório de Valinhos e Jornal Folha de Valinhos.

Documentário

Ainda parte da sessão especial, será exibido o documentário “Memórias em Celulóide”, que mostra a trajetória do diretor de “Lição Merecida”, Henrique de Oliveira Junior. Fundador do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, o valinhense, hoje, está com 95 anos.

 

Cineasta com mais de 80 filmes e trabalhos premiados em festivais no Brasil e no exterior, Henrique começou cedo, aos 14 anos, como assistente de operador de cinema no antigo Cine Coliseu, que ficava no largo Carlos Gomes. A direção do curta-metragem é assinada por Marcos Craveiro.