Vereadores cobram agilidade na transferência da ETEC para antigo prédio do SESI 299

 

Os vereadores cobraram, na sessão desta terça-feira (26), agilidade na transferência dos cursos da ETEC Benedito Storani para o antigo prédio utilizado pelo SESI 299 no bairro São Cristóvão. Hoje, alunos de cursos técnicos utilizam salas de aula da escola Flávio de Carvalho, no Jardim São Marcos, de forma improvisada. A necessidade de um espaço mais amplo para as atividades levou estudantes da ETEC a acompanhar a discussão no plenário. Uma moção de apelo, de autoria do vereador Kiko Beloni (PSB), será encaminhada ao governo estadual.

 

Em discurso na tribuna, Kiko Beloni defendeu o diálogo entre as autoridades municipais e estaduais para efetivar a transferência da ETEC. “Infelizmente, a Pátria Educadora da presidente Dilma Rousseff reduziu o repasse de recursos para a educação e, consequentemente, o governo estadual se viu obrigado a não mais direcionar investimentos para as ETECs. Como o governo não amplia as ETECs, encaminhei essa moção para que seja feita a mudança do prédio e o oferecimento de mais cursos”, afirmou.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) também discursou e encaminhou requerimento com perguntas à Prefeitura sobre o processo de transferência da unidade. Ele destacou que a mudança é necessária, já que o prédio atual não comporta bem os alunos. “O local é bastante precário. A própria sala dos professores fica em um local apertado (...) O pátio não é disponível sempre que preciso, o que dificulta até a realização de uma feira de empreendedorismo”, disse. O vereador acrescentou ainda que um abaixo-assinado foi entregue pelos alunos com mais de 200 assinaturas, requerendo a transferência.

 

A mobilização dos estudantes foi elogiada pelo vereador Léo Godói (PDT). Ele disse que a ETEC foi uma conquista para a cidade, mas o que se esperava era uma escola, e não salas de aula dentro de uma outra escola. “Vocês devem continuar se mobilizando para reivindicar o que querem até que se atinja o objetivo”, discursou, ressaltando que a ETEC é de responsabilidade do Governo do Estado.

 

A moção aprovada na Câmara será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Educação, José Renato Nalini.