Vereadores pedem trem de passageiros ligando Valinhos a São Paulo

 

Os vereadores se posicionaram favoravelmente à volta do trem de passageiros ligando a região de Campinas a São Paulo, na sessão desta terça-feira (1/12). Uma moção apresentada pelo vereador Lorival Messias (PROS) foi encaminhada ao Governo Federal pedindo que seja cedido ao Estado o trecho ferroviário entre Jundiaí e Campinas para uso dos trens. Segundo ele, o projeto de interligação com a Capital já está pronto, faltando apenas a liberação da malha férrea.

 

Lorival destacou que trabalha pela volta do trem desde 2011, como membro da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros. Na tribuna, ele pontuou as vantagens do uso do trem. “É um transporte limpo, barato e que contribui para a redução do trânsito”, disse.

 

O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) falou da importância e da necessidade do transporte ferroviário para a região. Para ele, um país que busca o desenvolvimento não deve menosprezar esse tipo de transporte, que é mais rápido e seguro. “A malha viária mata gente diuturnamente, colocando em risco a população (...) Com o desenvolvimento da tecnologia e o amparo da engenharia, temos trens mais rápidos, confortáveis e seguros”, afirmou.

 

O vereador Giba (PDT) também discutiu o assunto. “O mundo inteiro anda sobre trilhos, e no Brasil estamos na contramão”, discursou. Ele disse ainda que a falta de investimento no transporte ferroviário envolve interesses de montadoras de veículos.

 

A moção foi aprovada por todos os vereadores e enviada à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao Ministério dos Transportes.