Câmara aprova aplicação de corante azul em água de reúso para evitar ingestão acidental

 

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (6/10), projeto de lei do vereador dr. Orestes Previtale (PMDB) que obriga o tingimento na cor azul de toda a água de reúso utilizada em Valinhos. A proposta pretende evitar que a população faça a ingestão acidental da água, confundindo o produto com água potável.

 

De acordo com o projeto, o corante azul deverá ser biodegradável e atóxico, sendo inofensivo à população e ao meio ambiente. O corante será usado em cisternas ou quaisquer outros sistemas de armazenamento de água instalados em prédios, escolas e indústrias. Os caminhões-pipa que transportam água de reúso também deverão respeitar a lei.

 

Caso seja sancionada pelo prefeito Clayton Machado (PSDB), a Prefeitura terá 60 dias para regulamentar a nova legislação.

 

 

Outros projetos

 

Outro projeto aprovado na sessão é o que altera a lei municipal que criou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. A proposta do Poder Executivo vincula o conselho à Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. Atualmente, ele faz parte da Secretaria da Saúde.

 

O projeto do vereador Paulo Montero (SD) que regulamenta as atividades de academias de ginástica e esportes foi retirado de discussão porque teve pedido de vistas do vereador Léo Godói (PT). O texto deve entrar em discussão nas próximas sessões.