Mostra sobre Flávio de Carvalho comemora 116 anos do nascimento do artista

 

Há 116 anos, em agosto de 1899, nascia na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, aquele que seria um artista completo: Flávio de Carvalho. E, em Valinhos, onde recebeu título de Cidadão Honorário, está uma de suas principais obras: a Casa Modernista, localizada na Fazenda Capuava. Para comemorar o nascimento de uma das mais ilustres personalidades que têm ligação com a cidade, será aberta na Câmara, na segunda-feira (10/8), às 10h, uma mostra sobre Flávio de Carvalho.

 

A exposição é organizada pelo produtor cultural Tite Stopiglia. Os visitantes poderão ver uma maquete de como era a Casa Modernista da Fazenda Capuava, que é considerada precursora da arquitetura moderna no Brasil. A maquete foi planejada na UNP – Universidade Potiguar – no Rio Grande do Norte, onde Tite, que é profundo conhecedor do trabalho de Flávio de Carvalho, foi convidado para dar aulas inaugurais no curso de Arquitetura.

 

Também será possível conhecer uma réplica do Traje de Verão lançado pelo artista em 1956 como forma de contestação dos trajes tradicionais que eram usados em países de clima tropical, como o Brasil.

 

Os visitantes terão acesso ainda a figuras com obras plásticas e arquitetônicas de Flávio de Carvalho, como as casas da Alameda Lorena, projetadas em São Paulo, e a obra “Série Trágica”, em que o artista retrata os instantes finais da vida de sua mãe.

 

Na quinta-feira, dia 13, às 20h, haverá uma palestra aberta ao público com o tema “Flávio de Carvalho e o Modernismo”, que vai abordar a participação do artista no Modernismo a partir da Semana de 22.

 

A mostra fica no Saguão de Vidro da Câmara até o final do mês e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.