Vereadores aprovam projeto que declara o Jequitibá como árvore símbolo de Valinhos

Dia Municipal do Plantio de Flores também segue para sanção do prefeito

 

Foi aprovado, na sessão de terça-feira (4/08), projeto de lei do vereador Henrique Conti (PV), que declara o exemplar de Jequitibá, que fica na estrada que liga o município à Itatiba, como árvore símbolo de Valinhos. Segundo o vereador, a árvore é considerada um marco histórico para o município.

 

Conti afirmou que a beleza e o porte do velho Jequitibá influenciaram na denominação de ruas e de condomínios da cidade. Para ele, a aprovação do projeto de lei demonstra o respeito que todos os valinhenses têm pelo o que a árvore representa para Valinhos.

 

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram projeto do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), que incentiva a população valinhense a plantar flores. A proposta cria no município o “Dia Municipal do Plantio de Flores”, que seria comemorado sempre no primeiro domingo da primavera.

 

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é lançar um mutirão envolvendo moradores, estudantes, grupos de escoteiros, empresas e o próprio Poder Público para plantar flores nas ruas, praças e canteiros. “Além da educação ambiental, a atividade também levará a uma consciência da necessidade de cuidar da cidade, dos canteiros e da importância de um ambiente preservado”, justificou o vereador.

 

Os dois projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Clayton Machado (PSDB).