Participantes debatem reforma política em palestra na Câmara

 

Cerca de 50 pessoas participaram, na noite desta quarta-feira (22/4), de uma palestra promovida pelo Fórum Permanente em Defesa do Ribeirão Pinheiros para discutir a reforma política brasileira. O palestrante foi o vereador Henrique Conti (PV), que explicou ao público os principais pontos em discussão em uma possível reforma, já em discussão no Congresso Nacional.

 

Na palestra foram tratados temas como formas de participação popular, sistemas eleitorais, o fim das coligações nas eleições proporcionais e o impedimento da reeleição, com mandatos de 5 anos. O debate de ideias ajudou aqueles que ainda não entenderam a reforma política a ampliar os conhecimentos.

 

Para o engenheiro agrônomo Sérgio Vilas Boas, a discussão feita em Valinhos deve se estender para outros municípios. Ele sugeriu que cada cidade promova encontros e que os debates deem origem a uma carta maior que seria encaminhada à Brasília.

 

Já o profissional em gestão pública, Edmilson Martins, destacou que a formação política é fundamental para o exercício da cidadania. “Hoje, nossas crianças têm de ter uma nova visão do que está acontecendo no país”, afirmou.

 

Após uma discussão de mais de 2 horas, os participantes chegaram a um consenso: o debate em torno da reforma política precisa ser amadurecido e qualquer decisão não deve valer para as próximas eleições. “Nas circunstâncias atuais, o povo não tem conhecimento do que está sendo discutido (...) O povo tem que participar”, resumiu o engenheiro Wilson Franco.