Dia Internacional da Pessoa com deficiência reúne especialistas, autoridades e população para debater o tema

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e com o gabinete do vereador Rodrigo Fagnani “Popó” promoveu, no último dia 3, uma série de atividades para comemorar o Dia Internacional e a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

O evento contou com o lançamento da Cartilha Direitos da Pessoa com deficiência, discussão de um termo de ajuste e conduta para acessibilidade em Valinhos, apresentação de políticas públicas para a construção do Plano de ação do Conselho, palestra com o tema Deficiências: Conceito e Inclusão e apresentação do grupo de teatro “Vem Ser”, com alunos da APAE.

 

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Lorival Messias (PROS), o prefeito Clayton Machado (PSDB), o vice-prefeito e presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto (PV), a deputada Célia Leão (PSDB), a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Silvia Elena Basetto Villas Boas, a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência Teresita Amaral, o coordenador e representante da APAE, Rodrigo Souza da Silva, e Vanilson Senatore, da Acesa, além dos vereadores Rodrigo Fagnani ‘Popó’ (PSDB) e Dinho (PcdoB).

 

O Presidente da Câmara, Lorival Messias, elogiou a iniciativa é disse que é uma oportunidade para refletir que as diferenças entre as pessoas com deficiência devem ser minimizadas. “Algumas deficiências ‘vem de berço’, outras não. Portanto, qualquer um de nós pode vir a ter alguma deficiência física, por exemplo, por conta de um acidente. Na minha concepção não existe ‘perfeito’ e ‘imperfeito’, somos todos iguais”.

 

Autor da Lei que institiu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, o vereador Rodrigo Fagnani Popó afirmou que o termo “celebrar” é correto para a data, pois significa superar limites.  “Celebração, porque é o reflexo da vida. Onde a vida é o bem maior que tem que ser preservado. Ninguém gostaria de ter deficiência, porém temos que conviver com ela. Não podemos relacionar deficiência com incapacidade, pelo contrário, é superação e desafio. Tenho a obrigação, como vereador e deficiente, de levantar essa bandeira e ter o dever e o compromisso de trazer a público todo esse momento de reflexão”. 

 

A deputada Célia Leão ressaltou que é necessário organizar a sociedade por meio de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência “Tratar igualmente os desiguais e trata-los desigualmente. Se tivermos uma grande escada, por exemplo, a gente vai ficar olhando de baixo. Se tivermos uma rampa, a gente sobe junto”, relacionou.

 

O prefeito Clayton Machado aproveitou a oportunidade para sintetizar a importância da data, lembrando as conquistas de Valinhos referente à acessibilidade, como as verbas obtidas para a construção de rampas de acessibilidade. “Recebemos uma verba de emenda parlamentar de cerca de R$ 250 mil para construção de 122 rampas de acesso a vários pontos da cidade que incluem área central, escolas, biblioteca e prédios públicos. De nada adianta levar a cadeira de rodas e não ter como se locomover”, afirmou.

 

A presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência, Teresita Amaral, leu uma mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas (ONU), a respeito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na qual avalia que a tecnologia é a grande aliada na luta para proporcionar igualdade. “Não podemos poupar esforços para garantir que as políticas, programas, diretrizes e tecnologias do século XXI estejam acessíveis a pessoas com deficiência, e sensíveis às suas perspectivas e experiências”, destacou.