Vereadores afirmam que vão acompanhar caso da morte do cão Scobar

Animal pertencente à Guarda Municipal morreu após treinamento

 

Os vereadores discutiram, na sessão desta segunda-feira, 16, requerimento do vereador César Rocha (PV), que pede esclarecimentos sobre a morte do cão Scobar, da Guarda Municipal, que morreu no último sábado, dia 14, após treinamento na corporação. Os parlamentares lamentaram o caso e disseram que vão acompanhar a situação de perto.

 

No requerimento, César Rocha solicita cópia dos laudos técnicos sobre a morte do animal. Em discurso, o vereador disse que foi até o canil da Guarda Municipal e pediu para que guardassem o corpo do cão em câmera fria até que o fato seja esclarecido. No documento encaminhado à Prefeitura, ele cobrou a elaboração de um laudo independente para que se possa confrontar os resultados.

 

César Rocha também questiona se existem câmeras de segurança no local de treinamento dos cães. Caso exista, ele solicita as imagens gravadas. Ele também pergunta se o treinador é capacitado para trabalhar com animais.

 

O vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) disse que ficou chateado com acusações precipitadas que fizeram nas redes sociais contra o treinador do cão Scobar. “Sabemos do carinho que o treinador tinha pelo cão. Informações falsas como essas denigrem a corporação”, discursou.

 

Para o vereador Rodrigo Popó (PSDB), a morte do cão Scobar é uma perda irreparável para a corporação. Segundo ele, há informações de que foi aberta uma sindicância interna para apurar as causas da morte. “Vamos acompanhar esse desfecho”, garantiu.

 

O cão Scobar atuava na apreensão de drogas e era um dos cães mais treinados da Guarda Municipal. César mostrou imagens na sessão do cão farejador de drogas e armas em trabalho e o chamou de herói.