Vereadores discutem necessidade de Bilhete Único em Valinhos, nesta terça-feira, 11

Dezessete moções estão na pauta; desconto na conta de água também está na Ordem do Dia

 

Após os dias de Carnaval, os vereadores retomam as sessões ordinárias nesta terça-feira, 11. Dezessete moções, quatro requerimentos e um projeto de resolução estão na pauta de discussões. Entre os assuntos a serem discutidos está a necessidade de implantação do Bilhete Único em Valinhos. A moção que solicita o benefício é de autoria do vereador Israel Scupenaro (PMDB).

 

De acordo com o vereador, o Bilhete Único - que permite ao passageiro do transporte público pegar mais de uma condução durante um período determinado – vai beneficiar não só os usuários do transporte, mas também os comerciantes da cidade. Com o sistema, Scupenaro afirmou que as pessoas poderão sair da Rodoviária, fazer suas compras e voltar ao terminal, sem a necessidade de pagar nova passagem.

 

Outra moção de autoria do vereador Scupenaro é a que pede ao presidente do DAE a adoção de um programa para incentivar os consumidores que economizarem a água. Ele sugere que o incentivo seja um desconto na conta de água, como ocorre em São Paulo. O vereador Lobo (PDT) também apresenta moção de apelo pedindo desconto nas contas.

 

O vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade) é autor da moção de apelo que solicita estudos para verificar as condições das tubulações de algumas ruas do Bairro Lenheiro. Segundo ele, em dias de forte chuva, casas são alagadas nessa região. Dr. Orestes acredita que o problema pode ser solucionado com a troca por tubulações maiores que, consequentemente, vão dar maior vazão às aguas da chuva.

 

Também é de autoria do vereador dr. Orestes a moção que sugere que as creches municipais funcionem durante as férias. O pedido é reivindicação antiga de pais que não tem com quem deixar os filhos nos meses de paralisação das atividades.

 

Os vereadores devem discutir ainda moções que pedem melhorias no Bairro Parque Portugal. O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) pede empenho para a arrecadação de fundos para a construção de uma guarita da Guarda Municipal no bairro e para a destinação de recursos visando a construção de uma Unidade Básica de Saúde.

 

Além das moções, há requerimentos a serem discutidos. Os documentos estavam na Ordem do Dia da sessão anterior, mas por falta de tempo, não foram votados. Um deles é o de autoria do vereador Henrique Conti (PV), que solicita à Câmara que encaminhe ofício ao órgão ambiental regional do estado de São Paulo solicitando vistoria na empresa Unilever. Segundo ele, há despejo de produto tóxico no Ribeirão Pinheiros. Um vídeo com as imagens será enviado juntamente com o ofício.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara, nos canais 4 ou 99 da NET, e pelo site.