“Advogados do ano” recebem homenagem da Câmara

 

A Câmara de Valinhos entregou, na última segunda-feira (20/08), a honraria “Advogado do Ano” aos profissionais do direito dr. José Luís José Luis Mousinho dos Santos Violante e dra. Maria Aparecida Pallotta.


Os profissionais foram escolhidos pela OAB Valinhos em cumprimento a Lei 4617, de iniciativa do vereador Paulo Montero (PMDB), que institui a honraria na cidade. A subseção de Valinhos também prestou homenagens póstumas a dois advogados que tiveram grande atuação na cidade, dr. Antonio Carlos Corrêa e dra. Rosaly Marcon Uski.


Além dos homenageados, fizeram parte da mesa o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT); o vereador Israel Scupenaro (PMDB); os presidentes da OAB Valinhos e Vinhedo, dr. Gilson Baioni e dra. Adriana Viel, respectivamente; a secretária de Assuntos Parlamentares do governo do Estado de SP e presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada dra. Rosemary Correa; o delegado Titular do 1º Distrito, dr. Julio Cesar Briglinoli; o coordenador do curso de Direto da Faculdade Anhanguera Valinhos (FAV), Gustavo Costa de Lucca; diretor do Departamento de Execução Fiscal, dr. Gerson Soares Gomes e Nathalie Marcon Uski, representante da família da dra. Rosaly.


A noite ainda contou com a exibição de um vídeo-reportagem produzido pelo departamento de Comunicação da Câmara que contou a trajetória dos advogados indicados.


 O presidente Lorival enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais homenageados e o papel desempenhado pela OAB em Valinhos. “São profissionais extremamente competentes e que além de prestarem bons serviços aos seus clientes, também desempenham suas funções no âmbito social”, destacou.


Lorival ainda agradeceu a atenção da FAV em aproximar os alunos do Poder Legislativo. “Esta é a Casa de Leis. Os estudantes serão futuros advogados e precisam conhecer todo nosso processo legislativo para, inclusive, poder colaborar conosco”, afirmou Lorival que também entregou certificados a alunos que vieram conhecer a Câmara.


Homenageados


Maria Aparecida Pallotta é bacharel em Filosofia Ciências e Letras e advogada. Atua em Valinhos. É militante nas áreas civil, penal, defesa do consumidor, com ênfase em direito de família e na defesa dos direitos das mulheres. Atualmente cursa pós-graduação em proteção gênero e violência contra a mulher. Foi idealizadora no serviço SOS Mulher na OAB Valinhos e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


José Luís Mousinho dos Santos Monteiro Violante é graduado em Ciências Jurídicas e também possui seu escritório em Valinhos e tem sua atuação voltada ao direito criminal. Atualmente é presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Valinhos e membro da Coordenadoria Regional de Prerrogativas, além de fazer parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.  Representou a OAB no Conselho Municipal Sobre Drogas de Valinhos e foi vice-presidente do Conselho de Segurança (Conseg) em 2012.


Semana jurídica


A cerimônia também contou com a abertura da Semana Jurídica realizada pela FAV que irá oferecer diversas palestras aos estudantes e à população entre os dias 21 e 23 de agosto no Plenário da Câmara.

(Veja abaixo a programação).


21 de Agosto (quarta-feira)
Palestra: "Princípios Fundamentais e Atualidades do Direito do Consumidor"
Palestrante: Dr. Anderson Delbue Gianetti

 

22 de Agosto (quinta-feira)    
Palestra: "Tribunal do Júri, Avanços e Perspectivas"
Palestrante: Dr. Paulo Sérgio de Oliveira

 

23 de Agosto (sexta-feira)
Palestra: "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"
Palestrante: Dra. Bruna Müller Stravinski

 

 
Todas as palestras se iniciam às 19h30.