Após cobrança do vereador Lorival, DNIT inicia estudos na linha férrea, em Valinhos

Requerimento apresentado em 2012 motivou o Ministério Público a abrir inquérito para investigar responsabilidades

 

Após reivindicações do vereador e presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PT), o Departamento Nacional de Trânsito – DNIT - por meio da Superintendência Regional do Estado de São Paulo, informou que a empresa Vega Engenharia e Consultoria Ltda vai realizar estudos para resolver os problemas na passagem de nível que liga a Avenida Paulista à Rua Luiz Gabetta, no Bairro Bom Retiro.
 
Para Lorival, além do estudo, a proposta imediata para minimizar problemas e acidentes é fazer com que a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – estabeleça velocidade máxima de 10 Km para os trens passarem ao longo do perímetro urbano e a colocação de cancelas. A solução definitiva viria com a construção de um viaduto. Em fevereiro último, depois de denúncia protocolada pelo vereador Lorival e um munícipe, o Ministério Público, em Valinhos, abriu investigação para apurar responsabilidades. “Começamos o trabalho em Valinhos, mas esta é uma luta regional, que deve envolver todas as cidades”, frisou Lorival.
 
A Vega Engenharia deve entregar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental em até 120 dias. A informação sobre a contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial da União. Por meio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, disse que a necessidade de uma transposição, na forma aérea ou de túnel, seria, sem dúvida, a solução definitiva para garantir maior segurança no trânsito desta região”, explicou. Enquanto o estudo não é finalizado, o secretário afirmou que a Prefeitura mantém monitoramento na passagem de nível, com a presença de agentes de trânsito.
 
O vereador Lorival havia marcado reunião com representantes do Ministério Público, Prefeitura, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e empresas concessionárias da ferrovia para discutir de quem é a responsabilidade por melhorias na região. O encontro, que ocorreria no próximo dia 8, precisou ser adiado para adequar a data com a agenda das autoridades convidadas, especialmente, do representante do Ministério Público. Nova data para reunião deve ser definida posteriormente.
 
Há anos, o vereador questiona sobre a insegurança de pedestres e motoristas nas passagens de nível. Requerimento apresentado por Lorival, em agosto do ano passado, motivou o Ministério Público a abrir investigação e apurar a falta de segurança e de sinalização no trecho da ferrovia, na Avenida Paulista.