Nove moções e um projeto de lei pautam a sessão desta terça-feira, 19

A próxima sessão da Câmara, que será realizada nesta terça-feira (19/03), conta com a discussão e votação de nove moções e um projeto de lei.

Quase todas as moções são endereçadas ao prefeito Clayton Machado e a maioria solicita melhorias urgentes em serviços na cidade.

A primeira da pauta é de autoria do vereador Israel Scupenaro (PMDB). No documento, o vereador pede que o prefeito negocie com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado a implantação do “Via Fácil Bombeiros” no município. O objetivo do projeto é aperfeiçoar a gestão e melhorar a qualidade do Serviço de Segurança contra Incêndio em Valinhos.

O vereador Léo Godói (PT) apresentou cinco moções. Um dos pedidos é para que a Prefeitura aumente a eficácia do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A proposta é informatizar o sistema de comunicação, o que permitiria acompanhar as ocorrências médicas do paciente em todas as Unidades.

Léo também solicita que a linha de ônibus do trajeto entre o Parque Portugal e o Centro, passe pela Rua da Acácias, facilitando o acesso dos usuários da Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso. O vereador pede, também, melhorias no acesso a Escola Álamo e outras na Rodovia Guilherme Mamprim.

Além disso, Léo quer a convocação de concursados para as áreas da saúde e educação, pois segundo o vereador, muitos munícipes estão deixando de ser atendidos por falta de funcionários.

Outra reinvidação do vereador é com relação a melhorias no campo de futebol situado na rua ou avenida C, do Bairro São Fernando.

O vereador dr. Pedro Damiano (PR) apresentou moção de aplausos para a Corporação da Guarda Civil Municipal. Já o vereador Conti (PV),  pede ao Governador de São Paulo a intensificação no patrulhamento da Polícia Militar em Valinhos.

Por fim, o vereador Kiko Beloni (PSDB) parabeniza, com sua moção, o secretário da Defesa do Cidadão de Valinhos e demais autoridades pelas ações conjuntas e isoladas das polícias do município.

O único projeto da pauta trata-se da obrigatoriedade do exame de oximetria, cohecido como teste do coraçãozinho, em recém-nascidos. De autoria do vereador dr. Pedro Damiano, o projeto segue para a discussão e votação do plenário com um voto contrário da Comissão de Justiça e Redação.

Até a tarde desta segunda-feira, foram protocolados 1 projeto de resolução, 5 moções, 17 requerimentos e 48 indicações. Os vereadores também terão que discutir e votar 35 requerimentos que não puderam ser lidos na sessão passada por falta de tempo.  
 
Dentre eles, está o pedido de informações do vereador Orestes Previtale (PMDB). Ele quer saber sobre os programas de saúde desenvolvidos pela Secretaria da Saúde no Município e se há, inclusive, programa de atendimento à gestante de risco.

O vereador Popó (PSDB) solicita informações se a prefeitura tem conhecimento do despejo de entulho no final da Rua Francisco Piffer, no Vale Verde. Já dr. Moysés (PSD) quer saber se a Prefeitura sabe da mudança nos horários dos ônibus da linha 680. O vereador Tolói (PDT) pede informações se há coleta seletiva em todos os bairros de Valinhos. O vereador Lobo(PDT) quer saber o motivo da retirada da cobertura que estava instalada na quadra de esportes da EMEB Governador Orestes Quércia, no Jardim Paraíso.

O vereador Dinho (PCdoB) pede informações se há programa de saúde pública contra obesidade infantil em Valinhos e o vereador e presidente da Câmara, Lorival (PT), quer saber se a Campanha de Combate à Dengue no município está sendo realizada periodicamente.