Câmara entrega Medalha Sarah Kubitschek para três mulheres

A Câmara de Valinhos entregou, na noite da última quarta-feira (6/2), a Medalha Sarah Kubitschek às senhoras Cóca Viscardi, Maria Lúcia Meirelles Magalhães dos Santos e Marlene Canton Antoniazzi. A cerimônia integrou as festividades da 7ª Semana da Mulher Valinhense.

O evento, realizado no Plenário da Câmara e comandado pelo presidente Lorival Messias de Oliveira (PT), reuniu população, diversas autoridades da cidade como o prefeito e o vice, Clayton Machado (PSDB) e Luiz Mayr Neto (PV), além dos vereadores, Popó, Edson Batista, Kiko Beloni (todos PSDB), Lobo (PDT), Dinho (PCdoB), dr. Pedro Damiano (PR) e da sargento Adriana Ribeiro.

O presidente do Legislativo ressaltou a importância da terceira edição da homenagem prestada pela Câmara em que se valoriza mulheres comprometidas com causas nobres no município.  “São pessoas que colaboram com a construção de nossa cidade. Que estas mulheres sirvam de exemplo para outras pessoas”, destacou Lorival, que escolheu Marlene Antoniazzi como homenageada.

Já o vereador Popó resgatou a história da luta de igualdade pela qual as mulheres passaram ao longo dos tempos e parabenizou as homenageadas, seguido dos vereadores Dinho, Lobo, Edson Batista, Kiko e dr. Pedro Damiano, que também elogiaram as mulheres contempladas com a Medalha.

A ex-vereadora Dalva Berto (PTB), autora do projeto que instituiu a Medalha Sarah Kubistchek, também estava presente e foi convidada a se pronunciar. “Para nós, mulheres, pode parecer uma simples homenagem, mas levamos para casa o reconhecimento. Esse é o objetivo da Lei: mostrar para a cidade os valores destas mulheres”, enfatizou.

O prefeito Clayton Machado também enalteceu o trabalho de cada uma e agradeceu a contribuição delas para Valinhos. “Vocês têm uma história de vida que nos orgulha. O lugar da mulher é onde ela quer estar. Foram extremamente competentes, externando o amor ao próximo. Valinhos não seria a mesma sem vocês”, afirmou.
A cerimônia contou, ainda, com a exibição de um vídeo-documentário, produzido pela TV Câmara, contando a história de cada homenageada. 

Conheça as medalhistas
Marlene Canton Antoniazzi- Esposa do ex-prefeito Vitorio Antoniazzi, mesmo antes de participar da administração da cidade, já se dedicava como voluntária no Conselho Municipal de Ação Social que mais tarde viria a se chamar Fundo Social de Solidariedade, do qual foi presidente por 14 anos. Com o dom para a jardinagem, aprimorou suas técnicas num curso e o resultado pôde ser ver durante sua atuação, em um colorido e uma limpeza que foram sua marca.
À frente do fundo Social liderou campanhas e cuidou para que todos os produtos doados fossem de qualidade, além de organizar os bazares em bairros da cidade, envolvendo as escolas municipais e a comunidade.

Cóca Viscardi- Com apenas sete anos, imitando sua mãe, pedia para suas coleguinhas do colégio de freiras, onde estudava, alguma doação de alimento para o Hospital do Câncer em São Paulo. Aos dezessete anos, ingressava como voluntária oficial neste mesmo hospital que ajudara desde criança. Foram 33 anos de uma vida dedicada aos menos favorecidos e doentes. Desses 33 anos, 7 deles esteve na presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer comandando 1500 voluntárias em todo o estado de São Paulo.
Há 12 anos no município, foi requisitada pelo amigo e médico dr. Ruy Meirelles para entrar na Santa Casa de Valinhos e nunca mais saiu. Como coordenadora Voluntária do hospital, arrecada doações em dinheiro, em alimentos, Campanha da Nota Fiscal, preparação de jantares beneficentes para compra de equipamentos para hospital, dentre outras atividades. 

Maria Lúcia Magalhães Meirelles dos Santos- Começou como voluntária na década de 60 como integrante do movimento Juventude Universitária Católica que entre outras coisas, realizava um trabalho pastoral voltado a questões sociais. Ao chegar a Valinhos, em 1967, como professora de Matemática, passou a aplicar o método Paulo Freire, como voluntária no projeto de alfabetização de adultos em casas oferecidas pelos moradores dos bairros Jurema e Santo Antônio, além de administrar cursos de orientação pedagógica para as professoras do SESI. Participou de Equipes de Nossa Senhora, cursos para noivos e palestras para o Movimento São José. Já foi diretora da APAE, trabalhou, também, no Instituo Esperança como diretora ligada a Pastoral da Criança, onde atua como voluntária até hoje. Após se dedicar integralmente a criação dos cinco filhos, prestou vestibular e aos 60 anos, formou-se em Psicologia, pela UNIP e especializou-se em Psicologia Escolar na PUC Campinas.

A medalha
A Medalha Sarah Kubitschek foi instituída pelo decreto legislativo 01/2009, de autoria da então vereadora Dalva Berto.

O objetivo é homenagear mulheres e instituições que se destacam na luta pelos seus direitos e nos mais variados trabalhos sociais, e que, com desprendimento, abraçam causas em prol da cidade. Por se destacarem, estas mulheres tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem de total dedicação às inúmeras causas sociais.

Já receberam a medalha em edições anteriores: Roseli Bernardo, Célia Cedran, Suely Schiavinatto, Tereza Amélia Spadaccia Almeida, Norma Pontes Borin e dra. Adriana Di Nardo Silva.