Vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos são diplomados na Câmara

Os dezessete vereadores, vice-prefeito e prefeito eleitos para a próxima legislatura (2013-2016) foram diplomados na noite da última terça-feira (18/12), no plenário multiuso da Câmara Municipal.

Coordenada pela juíza eleitoral de Valinhos, dra. Fernanda Augusta Jacó Monteiro, a cerimônia, que lotou o auditório, durou cerca de uma hora e contou apenas com discursos rápidos da própria juíza e do promotor Rodrigo Sanches Garcia; que também fez parte da composição da mesa ao lado do Capitão Luodenir Gonzaga Bueno, Comandante da 4ª Cia de Polícia Militar de Valinhos; do delegado titular de Polícia Civil do 1º Distrito de Valinhos, dr. Julio Cesar Brugnoli,  do delegado de Polícia Titular de Valinhos, Eduardo José Barsotti e da chefe do cartório eleitoral, Andrea Betty Cresta.

O promotor Rodrigo Sanches parabenizou os eleitos e afirmou que a sociedade de Valinhos está passando por uma mudança de politização e conscientização do exercício de cidadania. “Os senhores vão encontrar uma sociedade exigente, consciente da sua cidadania e vai exigir dos senhores, inclusive pelo aumento do número de cadeiras, muito mais atuação na função que os senhores exercem. Os senhores tem que ser um órgão independente e alinhado com o Executivo quando for necessário, mas quando não for, deverá estar alinhado com os desejos da sociedade”, discursou Sanches antecedido da juíza Fernanda Agusta Jacó Monteiro, que expôs dois casos em que trabalhou para reflexão dos políticos eleitos.

Diplomação
Após a proclamação dos resultados oficiais de uma eleição, a Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo- Juízo da 34ª Zona Eleitoral- Valinhos/SP inicia o processo de diplomação e posse dos candidatos vencedores do pleito.

Antes de efetivamente assumir determinado posto, o candidato vencedor deve ser diplomado. O termo designa uma cerimônia formal em que são distribuídos diplomas não apenas ao eleito, mas também aos vices e eventuais suplentes.

Depois da diplomação, o candidato eleito torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. Historicamente considerado um ato de responsabilidade do Poder Legislativo, a posse de prefeitos e vereadores se dá na Câmara Municipal. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral.

Posse
A posse dos eleitos será realizada no dia 1º de janeiro de 2013, às 10 horas, no auditório da Câmara Municipal.

Vereadores diplomados
Leonídio Augusto de Godói (Léo)- PT
Lourivaldo Messias de Oliveira (Lorival)- PT
José Osvaldo Cavalcante Beloni (Kiko)- PSDB
Rodrigo Vieira Braga Fagnani (Popó)- PSDB
José Pedro Damiano- PR
Aldemar Veiga Junior- DEM
Sidmar Rodrigo Tolói- PDT
João Moysés Abujadi- PSD
Cesar Rocha Andrade da Silva- PV
Edson José Batista- PSDB
Henrique Conti- PV
Adroaldo Mendes de Almeida (Dinho)- PCdoB
Orestes Previtale Junior- PMDB
Fábio Damasceno- PMDB
Paulo Montero- PMDB
Israel Scupenaro- PMDB
Egivan Lobo Correia- PDT

Prefeito e vice
Clayton Roberto Machado (PSDB)- prefeito
Luiz Mayr Neto (PV)- vice-prefeito