Câmara da Melhor Idade encerra mandato

Com presenças do presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB); da presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz; da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Ana Claudia Scavitti, e dos vereadores Clayton Machado (PSDB), Dalva Berto (PTB) e Lorival (PT), a Câmara da Melhor Idade encerrou o primeiro mandato em cerimônia especial realizada na tarde da última segunda-feira (10/09), na Câmara de Valinhos.

A presidente da Câmara da Melhor Idade, Vera Fritz, iniciou seu pronunciamento expondo todas as ações que o grupo realizou durante dois anos e, emocionada, agradeceu a todos pela abertura dada para que os vereadores da Melhor Idade pudessem atuar em prol da melhoria da qualidade de vida dos idosos de Valinhos. “Gostaria de agradecer cada funcionário e cada vereador que acreditou em nosso potencial para que pudéssemos defender nossas causas e possibilitar nosso exercício à cidadania”, afirmou.

O vereador Clayton Machado, autor do projeto de decreto que criou a Câmara da Melhor Idade, também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo grupo. “A Câmara da Melhor Idade é feita das pessoas mais experientes e mais vividas que têm muito o que contribuir com nossa sociedade. Espero que o próximo grupo continue este trabalho e interaja com o Poder Executivo para que possam trabalhar lado a lado em prol dos idosos desta cidade”.

Já o vereador Lorival, além de parabenizar a gestão do projeto sugeriu que o próximo prefeito seja mais sensível a esta parcela da população e que estimule a participação política desse segmento no município. “Os idosos são os grandes responsáveis pela construção de nossa cidade e a próxima administração deve ter um olhar diferenciado para os idosos que tanto contribuíram e contribuem para nosso crescimento” .

Dalva Berto também não deixou de parabenizar os integrantes da Câmara da Melhor Idade e elogiou a participação feminina no projeto. “A Câmara Municipal só tem uma vereadora, já na Câmara da Melhor Idade vocês são maioria. Parabéns! Temos que reivindicar nossos direitos e incentivar a participação de nossos munícipes nesse processo democrático”, disse a vereadora, seguida da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação,            Ana Claudia Scavitti, que também apoiou a iniciativa. “É muito emocionante ver que grupos estão se organizando para reivindicar seus direitos”,

Após a exibição de uma reportagem produzida pela TV Câmara, que também resgatou a passagem do grupo pela Câmara e as falas de todas as autoridades presentes, o presidente Paulo Montero encerrou os trabalhos agradecendo a atuação do grupo na cidade. “Nós temos o dever de estimular a discussão de nossa cidade e que os assuntos políticos sejam esclarecidos, levando ideias e auxiliando o povo no processo de politização. Vocês são 12 mil e precisam atuar e se fazer representar”, concluiu Montero.

Câmara da Melhor Idade
Implantada em 2010 por meio de uma lei aprovada por unanimidade no Legislativo, a Câmara da Melhor Idade nasceu com a prerrogativa de funcionar como uma espécie de legislativo voltado aos idosos com a participação dos vereadores para proporcionar bem-estar a esta parcela da população. 

E assim, como acontece na Câmara Municipal, os vereadores da Câmara da Melhor Idade puderam escolher seus representantes para organizar os trabalhos do grupo. Vera Fritz, coordenadora do grupo de mulheres do Vale Verde, foi eleita presidente, seguida de Maria Aparecida Amaro Sartori, que ficou com a vice-presidência. Para as funções de primeiro e segundo secretário foram eleitos, respectivamente: Professor Rodolfo José Guimarães Signorini e Felix Chorro Lepe. A suplência ficou a cargo de Jane Apparecida Baptista e Luisa Marques Nunes.
Essa equipe composta por 19 membros ativos participou quinzenalmente de reuniões em que puderam entender o funcionamento do legislativo e os mecanismos para conseguir buscar e propor soluções para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Agora com o fim do mandato, a nova eleição para o comando da Câmara da Melhor Idade deverá ocorrer na próxima legislatura no início de 2013 como rege a resolução aprovada pela Câmara Municipal.