Montero faz Moção de Apelo para que prefeito contrate empresa especializada em trânsito

A Câmara Municipal aprovou na terça-feira (04/08), Moção de Apelo de autoria do vereador e presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), que pede ao prefeito Marcos José da Silva (PMDB) a contratação de empresa especializada em trânsito em cidades para desenvolver estudos para o tráfego do município. Após essa medida, Montero acredita que a Prefeitura, Câmara e sociedade civil possam desenvolver o Plano Diretor de Mobilidade Urbana.

Segundo Montero, Mobilidade Urbana é um conceito novo. “É uma nova maneira de tratar o trânsito, com planejamento e regulação e não isoladamente, como hoje é feito”, explica.

Através do Plano Diretor de Mobilidade Urbana os gestores da cidade passam a ter uma visão mais sistêmica sobre toda movimentação de bens e pessoas, envolvendo todos os modos e elementos que produzem as necessidades de deslocamentos. O plano analisa questões como transporte coletivo, logística de distribuição de mercadorias, construção de infraestrutura viária, calçadas, entre outros.

Em sua Moção, Montero aponta dez princípios que devem ser seguidos na elaboração do futuro Plano de Mobilidade, entre eles a valorização dos transportes alternativos e não poluentes; priorização dos transportes coletivos e a integração dos diversos modos de transporte. “Importante lembrar que o Plano de Mobilidade deve estar integrado ao Plano Diretor “, disse.

Para Montero, somente com a definição de um planejamento técnico, realizado por uma empresa especializada e obras viárias específicas, será capaz de melhorar o trânsito, possibilitando maior fluidez e mobilidade.