Definida data para debate com candidatos na TV Câmara

A TV Câmara, da Câmara Municipal, realiza no dia 30 de agosto, das 19h30 às 22h00, debate com os três candidatos a prefeito de Valinhos - – Clayton Machado (PSDB), Moysés A. Moysés (PMDB)  e Alexandre Tonetti (PT). A data foi definida em reunião realizada na última quarta-feira, dia 25, entre representantes dos candidatos e o diretor de Comunicação da Câmara Municipal, jornalista Marcelo do Canto.

Da proposta original que previa a realização de um debate dividido em seis blocos, ficou acertado que o debate do dia 30 terá quatro blocos divididos da seguinte forma: 1º bloco – apresentação dos candidatos; 2º bloco pergunta entre os candidatos; 3º e 4 blocos pergunta entre os candidatos com temas específicos.

Na reunião entre os representantes dos candidatos e o diretor de Comunicação da Câmara, ficou acertado que os temas específicos serão: educação e cultura, saúde, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento. Também ficou decidido que cada réplica ou tréplica terão tempo máximo de um minuto para cada debatedor.

Além disso, de acordo com o Marcelo do Canto, em função do plenário da Câmara comportar no máximo 75 pessoas sentadas, cada coligação - PSDB, PV, PR, PSC, PSD, PHS, PNM, PTdoB e PRB; PT, PSDC, PRTB e o PSL e PMDB,  PTC, PRP, PSB, PTB, PP, PCdoB, PPS, DEM, PDT e PTN – terão direito a 15 convites para acesso ao Plenário Ulysses Guimarães no dia do debate. Já a Câmara Municipal irá ficar com 30 convites para distribuir entre convidados e autoridades. “Pensamos em fazer dessa maneira para garantir a tranquilidade e o bom andamento do debate. Por ser uma transmissão ao vivo, cada coligação pode pensar numa forma de aglutinar seus candidatos e correligionários em outros lugares da cidade para assistirem ao debate”, explicou Canto.

A ideia do debate surgiu de uma reunião realizada em junho, na Assembleia Legislativa, quando o juiz Dr. Marco Antonio Martim, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), incentivou às TVs Câmara a realizarem debates em suas cidades. Com transmissão “ao vivo” pela TV Câmara, através do canal 99 da NET e também pela Internet, o objetivo do debate é levar até a população, através da TV Câmara, as ideias e propostas dos três candidatos. Também a juiza Eleitoral, Dra. Fernanda Augusta Jacomo Montero, em consulta feita pelo diretor da Câmara, se mostrou favorável à realização do debate. “Esses posicionamentos nos incentivam ainda mais a realizar o debate”, disse Canto.

A realização do debate conta com o apoio e o incentivo do  presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB). Para ele, o exercício da cidadania se faz através da participação e a TV Câmara tem essa função.