CPI para investigar contrato do DAEV é aprovada na Câmara

Os vereadores aprovaram por unanimidade um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração no contrato e nos termos aditivos celebrados entre o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos e a empresa Buzolin Construtora Ltda, em 2002, para a construção e pré-operação da estação de Tratamento de Esgotos, a (ETE Capuava).

Apesar da votação unânime, na última terça-feira (27/03), os vereadores da oposição Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT), Moysés Abujadi (PSD) e Clayton Machado (PSDB) se demonstraram desfavoráveis a abertura uma vez que, segundo eles, uma mesma CPI foi aberta em 2006 com o mesmo objeto de investigação, com os resultados concluídos e encaminhados ao Ministério Público e Tribunal de Contas.

Os vereadores da base Israel Scupenaro (PMDB), Dalva Berto (PTB) e Fabio Damasceno (PMDB) defenderam a abertura, pois entendem que o objeto de investigação da nova CPI não é o mesmo.

De acordo com Damasceno, o fato determinado é específico para apurar o sétimo termo aditivo do contrato, julgado irregular pela decisão do Tribunal de Contas e, segundo ele, diferente do que foi apurado na primeira CPI. “A primeira CPI solicitava o levantamento de processo licitatório, execução contratual e pagamento das obras da ETE Capuava (...) e não foi apurado o sétimo termo”, justificou.