Sessão Especial debate importância do tema da Campanha da Fraternidade

Com o plenário Ulysses Guimarães totalmente tomado por fiéis e representantes de diversas comunidades a Câmara Municipal realizou na noite desta quarta-feira (20/03) uma Sessão Especial para debater o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde Pública” e que tem como lema: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”.
 
O presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), que também foi o autor do requerimento solicitando a realização do evento, presidiu a sessão que contou com a presença do Administrador da Arquidiocese de Campinas, Monsenhor João Luiz Fávero, do  vice-prefeito Moysés A. Moysés (PMDB), representando o prefeito Marcos José da Silva (PMDB), dos vereadores Clayton Roberto Machado (PSDB), Dalva Berto (PTB) e Dr. Moysés Abujadi (PSD), do Secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, do Giácomo João Vicente, Coordenador Arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, padre Rogério Cancian, Pároco da Paróquia Beato José de Anchieta, padre Hildebrando Brito de Miranda e o pastor Anips Spina, presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos (OMEV).
 
Montero abriu a Sessão agradecendo a presença de todos e destacando o papel da Câmara Municipal no debate proposto pela Campanha da Fraternidade. “É tempo da quaresma é um tempo de reflexão e de conversão, quando também é realizada a Campanha da Fraternidade e esperamos que através desta reflexão consigamos sarar a ferida da saúde pública que tantos prejuízos trazem aos mais necessitados”, destacou.
 
Para o Monsenhor João Luiz Fávero, que já foi pároco da Paróquia de São Sebastião, a Campanha da Fraternidade é um momento especial para o povo brasileiro que terá a oportunidade de debater sobre questões que diariamente os afetam na saúde pública. “É um momento de conversão; de acreditar no Evangelho. É um caminho para que cada um possa se tornar um homem novo”, disse Monsenhor João também fazendo referência ao período da quaresma.
 
Monsenhor também citou a parábola da terra boa, para mostrar que a transformação começa no coração do homem e a parábola do Bom Samaritano para exemplificar a transformação que devemos esperar dos serviços de saúde, sem omissão e sem descaso. “A oportunidade que a Campanha da Fraternidade nos coloca este ano, nos faz lembrar essa Parábola. Jesus nos ensina a realizar milagres no caminho da vida. Mas para isso, Precisamos construir estruturas que garantam a vida”, disse.
 
O Diácono João Vicente, fez explanação sobre os objetivos e desafios da Campanha da Fraternidade, destacando especialmente os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que são: universalidade, integralidade e equidade e enalteceu especialmente a necessidade de participação da comunidade. “Falta humanização na saúde pública e a estrutura está sucateada. Diante disso, é papel de cada cidadão participar e cobrar melhorias”, disse. Para ele, o caminho para isso está nos Conselhos Municipais.
 
O Grupo de Jovens da Comunidade Beato José de Anchieta encenou para os presentes uma pequena peça teatral mostrando os objetivos da Campanha. Para padre Rogério, a abertura que o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Montero ofereceu à Igreja para apresentar e debater o tema da Campanha da Fraternidade era de grande importância diante de um tema que está presente na vida de cada cidadão. “Tenha certeza Paulo que essa iniciativa irá percorrer toda Arquidiocese de Campinas”, afirmou. Em nome do prefeito Marcos falou o vice-prefeito Moysés que também enalteceu a postura da Câmara e falou sobre a saúde de Valinhos. O pastor Anips Spina enalteceu o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica através da Campanha da Fraternidade que dá uma oportunidade grandiosa ao povo brasileiro, através da Igreja e aos governos de promoverem uma ampla discussão sobre uma questão fundamental para a vida.
 
Ao final da Sessão monsenhor João Luiz Fávero recebeu das mãos do presidente da Câmara um certificado em agradecimento à sua participação na Sessão Especial.