Pedido para instalação de CPI que investigaria prefeito é rejeitado na Câmara

O pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria supostas irregularidades político-admnistrativas cometidas pelo prefeito Marcos José da Silva (PMDB) foi arquivado por 6 x 4, em sessão realizada nesta terça-feira (20/03), na Câmara de Valinhos.

Assinada pelos vereadores oposicionistas Clayton Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PSD), Henrique Conti (PV) e Lorival (PT), a CPI seria instalada automaticamente se não fosse o fato da Câmara ter em funcionamento duas CPIs. O regimento interno da Casa só permite a instalação de uma terceira comissão mediante a aprovação em plenário com a maioria absoluta de votos, portanto, prejudicada, pela votação contrária da maioria dos vereadores.

Votos
Com votação nominal, foram contrários a abertura os vereadores: Aguiar, Tunico, Scupenaro, Fábio Damasceno (todos PMDB); Dalva Berto (PTB) e Lobo (PDT). A favor, estiveram os autores da propositura, os vereadores: Clayton Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PSD), Henrique (Conti) e Lorival (PT).

Na fila
Como a CPI foi rejeitada, a expectativa era de que fosse discutido e votado um novo pedido de abertura de Comissão, desta vez, para apuração no contrato e nos termos aditivos celebrados entre o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos e a empresa Buzolin Construtora Ltda para a construção e pré-operação da estação de Tratamento de Esgotos, a (ETE Capuava).

Porém, cumprindo o tempo de expediente determinado pelo Regimento Interno da Casa, o presidente Paulo Montero (PMDB) colocou em votação se os vereadores discutiriam o projeto, abrindo mão da discussão das matérias do dia. Os vereadores preferiram cumprir o Regimento e o debate ficou, então, para a próxima sessão (27/03).