Câmara realiza última sessão na próxima terça-feira

 
A Câmara realiza na próxima terça-feira (13/12) a última sessão ordinária do ano antes do recesso parlamentar. Com a realização da 40ª sessão, os vereadores devem ultrapassar a casa dos 1400 requerimentos aprovados ao longo do ano, ou seja , 10,75% a mais do que os 1.264 aprovados em 2010. O requerimento é o instrumento utilizado pelo vereador para pedir informações ao Prefeito; questionar obras, serviços, ações e projetos.

O mesmo deve acontecer com as indicações, instrumento utilizado pelo vereador para reivindicar e cobrar melhorias pra a cidade como colocação de sinalização em vias púbicas, pintura de escolas, lombadas, tapa-buraco entre outras. Até a próxima terça-feira o número de indicações deve chegar a 900, 7,91% a mais que 2010, quando os vereadores produziram 834.

Além disso, os vereadores aprovaram até última terça-feira (06/12) 103 projetos de Lei; 19 Projetos de decreto Legislativo; 8 Projetos de Resoluções e quatro Emendas à Lei Orgânica.

Esta semana o presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), concedeu entrevista na Rádio Valinhos FM onde fez um balanço sobre o ano que está se encerrando e as expectativas para 2012, último ano da 14ª Legislatura e ano de eleições municipais. Para ele, o ano foi altamente produtivo para o Legislativo, não apenas no que se refere a produção formal e apresentadas todas as terças-feiras, durante as sessões ordinárias. “O trabalho do vereador não se resume apenas às sessões. Ele participa de comissões internas, se envolve com problemas complexos, como é o caso da segurança, onde estamos lutando por melhorias e por duas vezes este ano estivemos no Deinter”, explicou.

Montero também lembra que a Câmara é o espaço democrático da sociedade,  onde muitas reuniões são realizadas com o objetivo de resolver problemas pontuais da cidade e também para consultar a comunidade visando o planejamento da cidade, como foram as audiências públicas. “Este ano realizamos três audiências púbicas para debater planejamento da cidade e a implantação de novos empreendimentos”, afirmou.

A entrega de certificados de Louvor e Reconhecimento é também apontado por Montero como um mecanismo que a Câmara possui para valorizar ações sociais, culturais, educativas e esportivas que são realizadas na cidade. “Independente de eventos e ações organizados pelo Poder Público, nossa comunidade é muito atuante, especialmente o terceiro setor, que ao meu modo de ver é um exemplo na região. Reconhecer esses trabalhos e as pessoas que atuam para que isso aconteça,  é nossa obrigação”, ressaltou.

Em relação ao próximo ano, o presidente da Câmara, Paulo Montero, afirma que seu grande objetivo é inaugurar a nova sede do Legislativo e proporcionar melhores condições de trabalho aos vereadores e aos servidores da Câmara. “Valinhos cresceu, mudou e a Câmara precisa acompanhar esse crescimento. Hoje temos uma estrutura muito rudimentar e ultrapassada que serve há mais de 56 anos, desde a Emancipação Político-Administrativa de Valinhos. O novo prédio é moderno e adequado às novas tendências e realidade do Legislativo”, disse.

Para Montero, 2011 foi um ano também importante no que se refere a gestão administrativa e financeira do Legislativo. Segundo ele, não haveria condições de tocar a obra do novo prédio se não houvesse esforço concentrado para a gestão financeira e administrativa. “Temos as atividades normais do Legislativo e sabemos a importância de cuidar bem do dinheiro público e foi com disciplina e austeridade que conseguimos vencer inúmeros problemas”, finalizou.