Projeto do vereador Edinho Garcia amplia situações para isenção de ITBI

#PraCegoVer: Foto mostra o vereador Edinho Garcia discursando na tribuna da Câmara.

 

O vereador Edinho Garcia (PTB) apresentou, na sessão desta terça-feira (17), projeto de lei que amplia as situações em que o contribuinte pode obter isenção do ITBI. O imposto é pago ao município nas transações de compra e venda de imóveis. Uma das situações que deve ter isenção caso o projeto seja aprovado é quando houver a transmissão de propriedade entre cônjuges.

 

O texto que será analisado pelas comissões da Câmara diz que será isento do ITBI a transmissão dos bens ao cônjuge, em virtude da comunicação decorrente do regime de casamento ou nas separações judiciais. Também será isenta a transmissão quando houver extinção do usufruto, caso seu instituidor permaneça dono da propriedade.

 

Segundo o vereador, o projeto incentiva o desenvolvimento do município e auxilia moradores na regularização de documentos.

 

Para deixar mais clara a legislação tributária, Edinho Garcia também acrescenta dispositivos na lei com a documentação necessária para que o contribuinte possa fazer o pedido de isenção.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.