Tunico homenageia Acesa pelos seus nove anos

A Associação Cultural Educacional Social e Assistencial (ACESA) completou, no último dia 19 de outubro, nove anos de atuação no município. Pela passagem da data e pelos bons serviços prestados à comunidade, a Associação recebeu Voto de Louvor, Congratulação e Reconhecimento da Câmara Municipal na noite da última terça-feira (25/10). A iniciativa foi do vereador Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB).

A ACESA nasceu do pioneirismo e visão de Heloísa de Carvalho Crissiúma, que abriu as porteiras de sua Fazenda para iniciar em Valinhos um trabalho pioneiro de equoterapia.  O trabalho mantido operacionalmente e financeiramente por ela foi tomando proporções maiores, atraindo cada vez mais pessoas interessadas no tratamento, profissionais de diversas áreas e apoiadores, e logo se tornou uma Instituição. 

Foi através dessa rede de apoiadores que em 2002 nasceu a Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (ACESA), uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública atuante dentro da Fazenda Capuava. O principal objetivo da associação é trabalhar para as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através de atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social.

Desdeo falecimento de Heloisa, em julho de 2006, Ricardo de Carvalho Crissiúma Pisciotta, seu filho mais velho, assumiu a presidência da entidade, dando continuidade ao trabalho iniciado por sua mãe. “É uma instituição que realiza um trabalho de grande alcance social e que precisa ter nosso reconhecimento”, disse Tunico.

Atualmente, a instituição atende em torno de 70 crianças, jovens e adultos em regime de meio período e de período integral. Ao longo do dia são servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde. As terapias englobam além da equoterapia, a hidroterapia, a fonoaudiologia, a musicoterapia, a terapia ocupacional, a psicologia, a educação física, a fisioterapia, a psicopedagogia, a pedagogia, oficinas sócio-educativas e serviço social. A equipe trabalha de forma interdisciplinar, utilizando a área da Fazenda Capuava, onde os alunos e usuários têm contato com a natureza, num aprendizado gradativo, em processo evolutivo, visando atender suas necessidades, com acompanhamento e monitoramento do processo e dos resultados. Além disso, realiza um trabalho articulado com as famílias, através do Projeto.   

Em 2012 a ACESA pretende inaugurar as obras do bloco, que incluem refeitório, cozinha e novas salas. Atualmente a ACESA conta com dois convênios com a Prefeitura de Valinhos, sendo um com a Secretaria do Desenvolvimento Social e outro com as Secretarias da Educação e da Saúde, totalizando 70 vagas.