Para preservar espaços da Mata Ciliar, Câmara pede revisão do contrato do aeroporto de Jundiaí

#PraCegoVer:  Vereador Marcelo Yoshida olha para a câmera em sentado a uma mesa, de onde acompanha a sessão em seu computador portátil. Ao fundo veem-se livros, uma impressora e parte de uma bandeira vermelha.

A Câmara enviou ao governador João Dória (PSDB) uma moção solicitando que Dória reveja o contrato de concessão do aeroporto de Jundiaí. A ideia é manter os recintos de reabilitação de animais selvagens mantidos pela Associação Mata Ciliar no terreno concedido ao aeroporto.

                                                                                 

A ONG, que tem convênio com a Prefeitura de Valinhos, é alvo de uma ação judicial movida pela concessionária do aeródromo, a VOA-SP. Na ação, ajuizada dia 21/05, a empresa pede a reintegração de posse de 2,98 hectares.

 

Segundo a concessionária, a ONG ocupa o local irregularmente desde 2020. Em nota oficial, a empresa diz que “sugere a permuta de área, irá custear todas as obras necessárias de mudança e construção de novos viveiros e está aberta ao diálogo”.

 

Em sua página do Facebook, a Mata Ciliar destacou que o local abriga jaguatiricas, lobos-guarás, pequenos felinos e aves - alguns dos animais estão em reabilitação.

                                                            

O autor da moção, vereador Marcelo Yoshida (PT), destacou que a associação tem realizado um “excelente serviço” para o estado em 34 anos de atuação. 

 

“Várias cidades do Estado de São Paulo possuem parceria com a AMC no resgate de animais silvestres, que são tratados e reinseridos na natureza, quando possível. A Associação também abriga diversos animais que não podem voltar ao seu habitat”, afirma o parlamentar. “O trabalho da Associação Mata Ciliar nessa área deve ser mantido e a proteção e preservação desses animais, garantida”, conclui.

 

A moção foi aprovada por unanimidade na sessão de terça (01).