Vereadores cobram adicional de insalubridade para funcionários da saúde

#PraCegoVer:  Vestida com traje azul e com máscara, profissional de saúde aplica injeção em outra, que, além do uniforme, carrega um estetoscópio no pescoço.  Outras profissionais observam e uma fotografa com o celular.

A Câmara aprovou na sessão de terça (11) moção pedindo o pagamento de adicional de insalubridade para todos os funcionários da saúde. O valor seria 40% sobre o salário-base de cada categoria.

 

O vereador Fábio Damasceno (Republicanos), autor da propositura, destaca que um Processo Administrativo concedeu o adicional aos trabalhadores, que correram alto risco de contaminar-se com a Covid-19.

 

“Os funcionários não receberam o adicional prometido, o valor recebido é de apenas 20% de insalubridade, calculada em cima do salário mínimo”, afirma o vereador.

 

“Os enfermeiros e os demais funcionários da saúde na linha de frente contra a Covid-19 merecem todo reconhecimento e valorização por seus esforços que salvam vidas e seus sacrifícios pessoais em meio a maiores riscos médicos e também em meio à estigmatização, assédio e ataques sofridos”, defende Damasceno.

 

A Câmara enviou a moção à prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

Foto: Prefeitura de Valinhos