Vereadores pedem nova Delegada em Moção de Apelo ao Governador Alckmin

Na noite da última terça-feira (18/10), os vereadores aprovaram Moção de Apelo ao Governador Geraldo Alckmin onde solicitam a designação de uma nova Delegada para suprir as necessidades da Delegacia da Mulher. O autor da Moção é o vereador Fabio Damasceno (PMDB).

Para Damasceno, as Delegacias da Mulher foram criadas para atender as mulheres vítimas da violência e de outras formas de discriminação. “A criação dessas Delegacias foi uma das maiores conquistas das mulheres”, afirma.
Para ele, a importância da Delegacias da Mulher é tão grande para a sociedade que é inaceitável o seu funcionamento de forma precária como vem acontecendo em Valinhos, que não tem mais Delegada. “A presença da delegada é de vital importância para o funcionamento da Delegacia, pois é ela quem garante o atendimento adequado, a solidariedade, a compreensão e a certeza de que seu direito à integridade física e moral tem amparo não somente nas leis, mas nas profissionais das Delegacias da Mulher”, justifica.

Atualmente, as funções da Delegacia da Mulher foram acumuladas pelo Delegado Responsável pela Polícia Civil do Município, Drº. Eduardo José Barsotti. “Não temos nada contra o trabalho desenvolvido pelo delegado. Mas, uma mulher, quando sofre algum tipo de agressão, se sente mais segura e a vontade para falar de seus infortúnios com alguém do mesmo sexo”, afirma.

Na Moção os vereadores pedem ao Governador Geraldo Alckmin que promova ações visando a designação de uma Delegada para Valinhos. Damasceno pede ainda que cópia da Moção seja encaminhada ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Dr. Antônio Ferreira Pinto; ao Deputado Estadual Sebastião Santos; ao Exmo. Prefeito Municipal, Marcos José da Silva; a Delegada Geral da Policia Civil do Estado de São Paulo, Drª Ana Paula Batista Ramalho Soares; ao Delegado Seccional de Campinas, Drº José Carneiro Rolim Neto; ao Delegado da Policia Civil de Valinhos, Drº Eduardo José Barsotti; ao Delegado Titular o 1º Distrito Policial de Valinhos, Drº Júlio César Brugnolli e ao Secretário Municipal de Defesa ao Cidadão, Drº Ruyrillo Pedro Guimarães.