Mônica Morandi propõe criar casa-abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica

#PraCegoVer: Mulher caminha em direção à luz em corredor revestido com azulejos. Ela carrega um menino no colo e está acompanhada de mais três crianças. Foto de uma casa-abrigo para mulheres vítimas de violência em Belford Roxo (RJ).

A vereadora Mônica Morandi (MDB) apresentou na sessão de terça, 04, projeto de lei autorizando a Prefeitura a instalar em Valinhos uma casa para acolher mulheres vítimas de violência doméstica.

 

Se o projeto for aprovado e virar lei, a casa-abrigo receberá as mulheres que registrarem boletim de ocorrência por agressão ou forem encaminhadas pelos órgãos de proteção social do município.

 

O local deverá ter espaço para acolher as mulheres e também filhos menores de idade ou que delas dependam. Lá, receberiam apoio para reintegração social em até 90 dias.

 

Na justificativa do projeto de lei, Mônica destaca que as vítimas frequentemente dependem do agressor para terem moradia digna. “Inúmeras pesquisas apontam para o fato de que muitas mulheres se sentem inibidas para solicitar ajuda ao serem agredidas no ambiente doméstico por dependerem economicamente do companheiro”, escreve.

 

A vereadora ressalta ainda que a casa pode ser implantada por meio de convênios ou parcerias público-privadas.

 

As comissões da Câmara vão analisar o projeto, que ainda não tem data para ser votado.

 

Foto: Abrigo da Mulher, Belford Roxo. Fotógrafo:Bruno Itan/RioSolidario