Vereadores cobram limpeza da lagoa do CLT

#PraCegoVer: Foto mostra os vereadores em janelas do aplicativo de videoconferência, durante a sessão ordinária virtual.

 

Os vereadores cobraram na sessão virtual desta terça-feira (27) a limpeza da lagoa do CLT. O acúmulo de algas preocupa os parlamentares e foi alvo de críticas durante boa parte da sessão. Uma moção solicitando o serviço, apresentada pelo vereador Tunico (DEM), foi aprovada por unanimidade.

 

Em discurso, Tunico destacou que o parque é um cartão de visitas da cidade e a situação precisa ser resolvida. “A gente sabe as consequências graves que podemos ter se essa limpeza não for realizada: pode causar uma falta de oxigenação na água e uma mortandade de peixe (...) Espero que o Executivo Municipal, através da secretaria responsável, esteja, em breve, fazendo essa limpeza”, disse.

 

O vereador Rodrigo Toloi (DEM) lembrou que cobra o DAEV e a Prefeitura diariamente para a limpeza ser feita, desde que o problema começou a surgir. “Me disseram hoje que até a semana que vem, vão começar a fazer a limpeza”, informou.

 

O vereador Henrique Conti (PTB) criticou o que chamou de “pouco caso” do Poder Público com as lagoas do município, ressaltando que o reservatório do CLT é usado também para abastecimento público. “Não dá para se conformar com essa situação. Isso é algo que devia ser cuidado com esmero total”.

 

O vereador Gabriel Bueno (MDB) disse que as algas são prejudiciais. “Além de ficar muito feio, tem a questão da oxigenação na água. Com falta de oxigênio, o ambiente aquático passa a ser habitado por bactérias. Dessa forma a água fica contaminada”, explicou.

 

O vereador Edinho Garcia (PTB) lamentou a demora do Poder Público para resolver a situação da lagoa. “Parece que existem coisas na cidade que só nós vemos. Parece que as pessoas que são responsáveis por certos departamentos andam com os olhos vendados. Não é possível que ninguém tenha visto aquilo ainda e esperou chegar no ponto drástico que chegou”, criticou.

 

Os vereadores André Amaral (PSD) e Alécio Cau (PDT) destacaram a necessidade de licitação para contratação de serviços, o que, por vezes, demora. Alécio defendeu ações preventivas. “É importante que o DAEV tenha, se não tem, um programa permanente de manutenção e cuidado permanente dessas lagoas para impedir que esse tipo de problema aconteça (...) Deve ser feito um trabalho preventivo para evitar que o problema aconteça e a gente não caia na burocracia de um processo licitatório”.

 

O vereador Mayr (Podemos) também sugeriu um serviço de desassoreamento na lagoa, aproveitando o período de estiagem. “É importante que faça esse desassoreamento para poder armazenar água (...) Acredito que o CLT não tenha mais do que 30 milhões de litros de água. No passado, coube de 80 a 100 milhões de litros de água”, pontuou.

 

“Deixar a lagoa chegar nesse ponto é falta de responsabilidade (...) Sempre aquela situação: espera a coisa acontecer para poder ter que gastar, orçar, são mais gastos públicos para coisas que poderiam ser evitadas. Para mim é falha do DAEV. Poderia ter evitado”, acrescentou o vereador Fábio Damasceno (Republicanos).