Projeto aprovado obriga identificação de vacinados e rastreamento de doses de vacina contra a Covid em Valinhos

#PraCegoVer: Foto mostra mão segurando um frasco da vacina Coronavac.

 

Foi aprovado por unanimidade na sessão virtual desta terça-feira (6) projeto de lei assinado pelos vereadores Mayr (Podemos) e Tunico (DEM), que pretende instituir em Valinhos um sistema de transparência para rastrear as doses de vacina contra a Covid que chegam à cidade e identificar a população vacinada. O texto agora segue para sanção ou veto da prefeita Capitã Lucimara (PSD).

 

De acordo com o projeto, deverão ser divulgadas informações como a identificação dos lotes, a quantidade de doses, o responsável pelo transporte do lote até o município, identificação de quem já foi vacinado (contendo pelo menos o nome completo ou os 6 primeiros dígitos do CPF), data e o local de vacinação. Todos os dados precisarão ser atualizados diariamente.

 

Para o vereador Mayr, diante de um cenário de escassez de imunizantes, é preciso assegurar mecanismos de controle social e transparência. “Essa transparência em todo o processo é muito importante para todo cidadão se sentir seguro e ver que a prefeitura está cuidado de tudo com responsabilidade, seja na chegada das vacinas, seja na aplicação”, afirmou.

 

O vereador Tunico (DEM) disse que a transparência vem sendo cobrada pela população. “A pessoa agora vai ter a possibilidade de acompanhar no site da prefeitura diariamente e evitar o famoso ‘fura-fila’”, destacou.

 

 

Maio Laranja

 

Durante a sessão os vereadores também aprovaram projeto de lei do vereador Fábio Damasceno (Republicanos) que institui o Maio Laranja no calendário oficial de Valinhos. A proposta é usar o quinto mês do ano para promover atividades de conscientização e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.