Vereadores propõem Conselho de Desenvolvimento Econômico para Valinhos

#PraCegoVer: Montagem tem fotos dos vereadores André Amaral e Alécio Cau. Eles falam ao microfone na tribuna da Câmara.

Os vereadores Alécio Cau (PDT) e André Amaral (PSD) apresentaram na sessão de terça (16) projeto de lei criando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Valinhos (Condev).

Se a proposta for aprovada e virar lei, o novo colegiado terá a missão de assessorar a Prefeitura, nos moldes de outros Conselhos Municipais, como o da Educação e o da Saúde.

Para isso, poderá propor mudanças nas leis de zoneamento, promover estudos sobre o desenvolvimento econômico da cidade, sugerir políticas de incentivos fiscais, iniciar debates e indicar medidas para gerar empregos, entre outras ações.

O conselho teria cinco membros apontados pela Prefeitura, além de representantes de cada um dos sindicatos, de associações de bairro, da Associação Comercial e Industrial, da Ordem dos Advogados e da Câmara Municipal. Os conselheiros não seriam pagos.

Na mensagem que acompanha o projeto, os parlamentares criticam a falta de planejamento para a economia de Valinhos. “O desenvolvimento da cidade nos últimos anos não foi orientado por planos que favorecessem minimamente a produção local e a logística, levando as grandes empresas buscarem alternativas mais rentáveis e menos burocráticas para suas atividades”, afirmam.

O projeto começou a tramitar na Câmara e ainda não tem data marcada para ser votado.