César Rocha quer proibir fogos de artifício barulhentos em Valinhos

#PraCegoVer: César Rocha fala ao microfone em seu assento na mesa diretora da Câmara. Ele usa uma máscara negra. Em frente dele há uma placa com o seu nome

O vereador César Rocha (DC) apresentou projeto de lei proibindo soltar fogos de artifício que causem poluição sonora em Valinhos. Se a proposta for aprovada e virar lei, a multa para quem descumprir a regra poderia chegar a R$ 1.492,64 por dia.

 

Segundo César, os fogos barulhentos prejudicam bichos e seres humanos. “Além da prática de soltura de fogos ocasionar paradas cardiorrespiratórias, convulsões e alteração do comportamento de forma irreversível em animais, há a ocorrência de morte de grande quantidade de animais silvestres e a alteração do ciclo reprodutor das espécies e abandono de seus ninhos”, escreve o vereador na mensagem que acompanha o projeto de lei. “Além do barulho gerado pela queima de fogos, que causa incômodo aos idosos, crianças, animais, autistas, bebês e pessoas enfermas”.

 

Desde 2015, o parlamentar tenta aprovar na Câmara propostas para proibir o uso de fogos com estampido.

 

O projeto foi apresentado na sessão de terça (2), está tramitado na Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.