Vereadores questionam procedimento de coleta de sangue nas UBS

A mudança no procedimento para realização de exames de sangue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Capuava está gerando muitas reclamações de usuários. O problema acabou chegando até os vereadores Henrique Conti (PV) e Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB), que na última terça-feira (11/10) apresentaram requerimentos questionando o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) sobre a situação.

Em seu requerimento, Conti quer saber quais os procedimentos para a realização de coleta de sangue no município e se os critérios são os mesmos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O vereador quer saber também qual é o prazo para a entrega do resultado do sangue coletado. “Quero saber também qual o motivo de exigir dos usuários da UBS Capuava o agendamento para a coleta de sangue”, disse.

Já Tunico também questiona os motivos que levaram a UBS Capuava a exigir o agendamento para a coleta de sangue, uma vez que nas demais UBS esse procedimento não existe. O vereador também quer saber qual é o método adotado pelas demais Unidades Básicas de Saúde e quem foi o responsável que autorizou a implantação do agendamento na UBS Capuava.

Segundo Tunico, a mudança no procedimento tem feito usuários esperarem até vinte dias para a realização de um simples exame de sangue. “Precisamos saber os motivos dessa mudança, pois os moradores e pacientes que utilizam o Posto de saúde  estão reclamando desse procedimento que está ocasionando muitos transtornos”, afirmou